Gripen E: cronograma dos protótipos, certificação e primeiras entegas

22

Durante o Paris Air Show 2013, realizado na semana passada em Le Bourget, a empresa aeronáutica e de defesa sueca Saab divulgou planos sobre uma versão “opcionalmente tripulada” (OM) do Gripen, além de revelar que já iniciou o corte de metal para o primeiro de três protótipos dedicados a testar o Gripen E, a nova geração do caça.

Reportagem do dia 24 de junho do site Flightglobal (blog  “The Dew Line”) tratou dos dois assuntos. Quanto ao anúncio da versão OM, a matéria discutiu criticamente o exemplo que a companhia sueca citou sobre uma versão não pilotada poder cumprir missões de reconhecimento além da cobertura C-SAR (busca e resgate de combate) de helicópteros, por dispensar as preocupações com o resgate de um eventual piloto ejetado sobre território hostil.

O argumento da matéria nesse caso é que bastaria dotar os helicópteros C-SAR da capacidade de serem reabastecidos em voo, permitindo cobrir missões  de reconhecimento de longo alcance.

Já quanto ao anúncio sobre o corte de metal do primeiro protótipo do Gripen E, a matéria trouxe algo bem mais interessante para se ter uma noção do desenvolvimento do programa: um cronograma apresentado pela Saab, abrangendo desde as entregas dos três protótipos da campanha de testes (que atualmente é cumprida pelo demonstrador / avião de testes 39-7, que é um Gripen D modificado) até a certificação e início das entregas dos 82 exemplares de produção pretendidos: 60 para a Suécia e 22 para a Suíça, a depender dos processos políticos suíços ainda em curso.

Para saber mais sobre o programa do Gripen E e da versão “opcionalmente tripulada”, além de assuntos relacionados às tratativas para aquisição do caça pela Suécia e pela Suíça, clique nos links da lista abaixo.

FONTE: Flightglobal

IMAGENS: Saab

VEJA TAMBÉM:

wpDiscuz