Caças Gripen suecos voltando de missões no exercício Red Flag 2013
Quando se fala em exercícios “Red Flag”, realizados periodicamente nos EUA com participação de Forças Aéreas de outros países, pensamos normalmente nos combates, no ambiente operacional que desafia os pilotos, nos ataques a objetivos terrestres sob a ameaça de caças “Aggressor” e de defesas antiaéreas, nos grandes “pacotes” de ataque, escores e desempenho.
Este interessante vídeo, porém, foca na volta das missões, mostrando a aterrissagem de caças Gripen suecos na sua recente participação no exercício (na Base Aérea de Nellis, em Nevada). São detalhes como a movimentação dos canards após o toque, o táxi com outros modelos de aviões de combate vistos ao fundo, os procedimentos para a parada, abertura do canopi, corte do motor, comunicação com a equipe de terra, retirada da mídia com os dados de voo e o início da preparação dos caças para novas missões.
A distância relativamente pequena da cabine da aeronave em relação ao solo (quando se compara a caças F-16 estacionados ao lado), além de outras características próprias do Gripen, podem ser vistas com bastante clareza nesse vídeo de pouco mais de seis minutos de duração, publicado no canal “Global Motion” do youtube.
Clique nos três primeiros links da lista abaixo para saber mais sobre a presença de caças Gripen em exercícios Red Flag. Já os dois últimos links são de vídeos do Poder Aéreo, o primeiro com as checagens pré-voo e a decolagem noturna de um F-5M da FAB e o segundo com decolagens, pousos e táxis de aviões de combate que participaram da Cruzex V, em Natal.
VEJA TAMBÉM: