Nosso leitor Roberto Carvalho enviou esta foto para nós. Ele a encontrou no blog do “Cláudio Humberto”
A indignação está até mesmo “no ar”.
ATUALIZAÇÃO: encontramos a seguinte reportagem no site da Revista Época que trata da foto acima.
As manifestações dos últimos dias, que começaram pedindo a redução das tarifas de ônibus e os gastos com a Copa das Confederações e terminaram criticando a má qualidade dos serviços públicos, ganharam a solidariedade de militares da Força Aérea Brasileira. Nesta semana, dois oficiais da FAB decidiram mandar aos colegas uma foto em pleno voo, com um pequeno cartaz com a frase: “Acorda Brasil – Estamos com vocês”. Os pilotos não foram identificados porque usavam capacete e luvas — equipamentos indispensáveis nessas manobras. Também não se sabe em que unidade da FAB eles servem. A foto, na qual o copiloto segura o cartaz e é fotografado pelo piloto, foi enviada aos colegas. Para pilotar aviões de caça, obrigatoriamente os dois militares são oficiais da força – tenentes, capitães ou majores, que trabalham como pilotos – e servem em alguma base aérea do país.
FONTE: Revista Época
ATUALIZAÇÃO 2: segundo informado pelo portal Terra, a FAB está investigando a autenticidade da foto
A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que irá investigar a autenticidade de uma foto que mostra um suposto piloto da instituição segurando um cartaz em apoio aos protestos que vêm ocorrendo em várias cidades do País. Na imagem, um homem que seria membro da FAB segura uma folha de papel que diz “Acorda, Brasil! Estamos com vocês”.
A assessoria de imprensa da FAB afirmou que “a mensagem não representa um posicionamento da instituição”. A foto do suposto piloto foi compartilhada no Facebook e em outros sites, associada aos protestos.
FONTE: Portal Terra
NOTA DO EDITOR: tudo indica que a foto seja da nacele traseira de um A-29 Super Tucano e a mesma tenha sido tirada pelo próprio ocupante do assento de trás.