Eurocopter anuncia solução temporária para o EC225
A empresa do grupo EADS está montando um pacote com todas as correções e espera com isso que a aeronave retome as operações sobre ambientes hostis até meados de julho. Eurocopter já informou aos operadores do EC225 que a correção definitiva para o problema será reprojeto do eixo de engrenagem cônica, um componente crítico da caixa de transmissão que comanda duas bombas de lubrificação.
Entre as correções temporárias que fazem parte do pacote está um novo processo de limpeza de eixo que elimina a presença de lama gerada pelo desgaste das estrias e, assim, o ambiente úmido encontrado no eixo. A empresa disse que isso irá “reduzir significativamente a possibilidade de corrosão ativa e a probabilidade de iniciação de trincas”.
A empresa também sugere a introdução de um controle através de processos não destrutivos como o ultra-som como uma alternativa aos métodos atualmente empregados. A Eurocopter disse que este seria um processo mais rápido e iria garantir que o início de fissura fosse identificado antes do voo. Documentos da empresa sugerem que os testes devem ocorrer a cada oito ou 10 horas.
A correção temporária principal será a certificação do monitoramento em tempo real do eixo. Quando montado, o sistema irá consistir de um aviso de cor âmbar na cabine que sinalizará os níveis de vibração, indicando a presença de uma fissura. No caso de um alerta, a aeronave continua a funcionar de forma segura, com tempo de voo suficiente para permitir que o piloto retorne para a base ou efetuar uma aterragem normal. A Eurocopter acredita que, assim que o alarme disparar, a tripulação terá um tempo de voo de cerca de duas horas.
Jean-Brice Dumont, vice-presidente executivo de engenharia da Eurocopter, disse no Paris Air Show que a empresa havia concluído os ensaios de voo e testes em todos os três sistemas e havia voado com uma caixa de transmissão trincada até o ponto de falha para validar os testes em real de tempo de sistema de controle.
Dumont diz que a empresa agora tem a tarefa de convencer os “operadores, companhias de petróleo, seus empregados e seus corações e mentes” que a aeronave é segura.
A empresa também usou o show para anunciar um novo atraso na certificação do seu novo helicóptero médio, o EC175. A certificação da aeronave deverá ocorrer no início de 2014 por causa de problemas com os aviônicos Helionix.
FONTE: Aviation Week (tradução e adaptação do Poder Aéreo a partir do original em inglês)