Embraer lança ‘E2’, segunda geração de E-Jets, e anuncia contratos e intenções
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Modelo E175-E2 ganhou uma fileira de assentos comparado ao E175 atual e versão E195-E2 ganhou três fileiras, chegando a 132 assentos
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Paris, França, 17 de junho de 2013 – A Embraer S.A. anunciou hoje o lançamento da segunda geração da família de E-Jets de aviões comerciais, denominada E-Jets E2 e composta por três novos aviões – E175-E2, E190-E2 e E195-E2. O E190-E2 deverá entrar em serviço no primeiro semestre de 2018. O E195-E2 está programado para entrar em serviço em 2019 e o E175-E2 em 2020.
“Depois de mais de uma década de sucesso, os E-Jets se tornaram uma realidade nas frotas das companhias aéreas em todo o mundo”, disse Frederico Fleury Curado, Diretor-Presidente da Embraer S.A. “O lançamento do E2 se baseia na nossa visão de oferecer jatos comerciais com tecnologia de ponta e capacidade adequada para o segmento de 70 a 130 assentos, com o mesmo padrão superior de conforto e desempenho dos grandes aviões.”
Em uma configuração típica de classe única, o E175-E2 foi estendido em uma fileira de assentos, em comparação com o E175 da geração atual, e terá capacidade para até 88 passageiros, enquanto o E190-E2 mantém o mesmo tamanho que o E190, de até 106 lugares. Já o E195-E2, em comparação com o atual E195, cresceu três filas de assentos e pode acomodar até 132 assentos.
“Nossa estratégia é oferecer todas as vantagens de um avião totalmente novo, mas com a confiabilidade de uma plataforma madura e a comunalidade com atual geração de E-Jets”, disse Paulo Cesar Silva, Presidente e CEO da Embraer Aviação Comercial. “Temos investido continuamente no programa dos E-Jets com o objetivo de manter nossos clientes competitivos com os aviões que têm os menores custos operacionais e maior apelo junto aos passageiros, hoje e no futuro. Estou confiante de que com a nossa sólida rede global de suporte, custos operacionais atraentes e a cabine de passageiros que é uma referência no mercado, os clientes existentes e potenciais reconhecerão os benefícios dos E-Jets E2.”
A aplicação de tecnologias avançadas para motores, asas e aviônicos diferencia os E-Jets E2 por fornecer às companhias aéreas o máximo em ganhos de eficiência, mantendo a comunalidade com os E-Jets atuais. A combinação de uma nova asa aerodinamicamente avançada, de formato único, com maior alongamento, e aprimoramentos de sistemas e aviônicos, incluindo a quarta geração de comandos de voo fly-by-wire, e os motores de alto desempenho da Pratt & Whitney PurePowerTM Geared Turbofan (PW1700G no E175-E2 , PW1900G no E190-E2 e E195-E2) resultará em reduções de dois dígitos no consumo de combustível, nas emissões, ruído e custo de manutenção e aumento na disponibilidade das aeronaves.
Os E-Jets E2 serão capazes de ter custo por assento semelhante ao de aeronaves narrow-body maiores remotorizadas, com um custo por viagem significativamente menor, criando assim novas oportunidades de desenvolvimento de novos mercados com risco reduzido e o dimensionamento correto da frota pelas companhias aéreas.
A comunalidade da cabine de pilotagem com a geração atual de E-Jets foi um fator-chave na definição do projeto para uma transição suave para os pilotos que voarão o E2. O avançado sistema integrado de aviônicos Honeywell Primus Epic™ 2, que inclui monitores de grandes dimensões, recursos gráficos avançados e o Next Generation Flight Management System (Sistema de Gestão de Voo de Nova Geração), da Honeywell, já em desenvolvimento na geração atual de E-Jets, fornecerão excepcional consciência situacional para o piloto e flexibilidade para a contínua inovação no cockpit.
Conhecida por suas cabines confortáveis e espaçosas, sem assentos do meio, a experiência do passageiro dos E-Jets será reforçada na geração E2. A empresa de design Priestmangoode, do Reino Unido, foi contratada para desenvolver, conjuntamente com a Embraer, a cabine da aeronave. Os interiores estabelecerão uma nova referência no design de cabine, melhorando a experiência do passageiro e entregando um ambiente mais confortável, na medida para as necessidades dos passageiros, ao mesmo tempo em que maximiza a eficiência operacional das companhias aéreas.
Outros fornecedores e parceiros para o programa E-Jets E2 foram anunciados anteriormente: Liebherr (sistemas de controle de flaps e slats), Moog (fly-by-wire), Rockwell Collins (sistema de controle do estabilizador horizontal), UTC Aerospace Systems (rodas, freios, APU e sistema elétrico), Intertechnique (sistema de combustível, composto pelos componentes para alimentação dos motores e da Unidade de Potência Auxiliar – APU, na sigla em inglês -; abastecimento sob pressão e transferência de combustível; inertização e ventilação dos tanques e indicação de quantidade e controle), Crane Aerospace & Electronics (módulo de controle eletrônico para o trem de pouso, sistemas de controle do freio e sensores de proximidade), Triumph (segmentos da fuselagem, leme e profundor) e Aernnova Aeroespacial (empenagens vertical e horizontal).
A Embraer estima que o investimento total para o desenvolvimento dos novos modelos dos E-Jets E2 será de USD 1,7 bilhão ao longo dos próximos oito anos.
A Embraer prevê uma demanda de 6.400 jatos comerciais com capacidade de até 130 lugares ao longo dos próximos 20 anos. Com mais de 1.200 encomendas de E-Jets, a Embraer detém 42% do mercado em seu segmento. Mais de 950 E-Jets foram entregues até o momento para 65 clientes de 47 países. Ainda este ano, o milésimo E-Jet deixará a linha de montagem, nove anos após o primeiro avião entrar em serviço.
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SkyWest Inc. torna-se cliente-lançador do E-Jets E2 com pedido de 100 aviões
Le Bourget, França, 17 de junho de 2013 – A Embraer S.A. e SkyWest Inc. assinaram um pedido firme para 100 jatos E175-E2, com outros 100 direitos de compra, o que faz com o que total potencial do pedido possa alcançar até 200 aviões. O anúncio foi feito hoje em uma coletiva de imprensa no 50º Paris Air Show, em Le Bourget. Se todos os pedidos forem confirmados, o contrato tem um valor estimado, a preço de lista de USD 9,36 bilhões.
Este novo contrato é adicional ao feito anteriormente pela SkyWest, em maio de 2013, para até 200 jatos E175 da geração atual, o que significa que o pedido da empresa para os E-Jets pode alcançar 400 aviões.
“Após concluir, no mês passado, o acordo com a SkyWest para até duzentos aviões da atual geração de E-Jets, estou extremamente satisfeito que a companhia aérea tenha decidido ser o cliente-lançador do E175-E2”, disse Paulo Cesar Silva, Presidente e CEO da Embraer Aviação Comercial. “Ter a maior companhia aérea regional do mundo fazendo este pedido para os E-Jets E2 mostra a confiança que a SkyWest tem na Embraer e em seus produtos. Nossas companhias têm uma longa história juntas e com este novo contrato esta parceria perdurará no futuro.”
Como primeiro operador a encomendar o E175-E2, a SkyWest se torna o cliente-lançador desta aeronave, um dos três modelos do E-Jets E2. A SkyWest, com sede em Utah, nos Estados Unidos, é o maior grupo aéreo regional do mundo e controladora da SkyWest Airlines e da ExpressJet Airlines. Ambas companhias aéreas têm uma longa história operando aviões da Embraer. Mais de 40 aviões EMB 120 Brasilia continuam voando nas rotas da SkyWest Airlines, principalmente no oeste dos Estados Unidos. A ExpressJet Airlines opera 249 aeronaves da família ERJ 145 e é a maior operadora do modelo no mundo.
“A seleção do atual jato E175 e do novo E175-E2 é uma outra etapa da estratégia de renovação da nossa frota, o que permitirá à SkyWest oferecer os melhores custos operacionais para seus parceiros comerciais e a experiência mais confortável para seus passageiros”, disse Jerry Atkin, Presidente e CEO da SkyWest. “Temos trabalhado com a Embraer por muitos anos e nossa boa experiência com o Brasilia e os ERJ promete continuar com a nossa nova frota de E-Jets.”
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ILFC assina Carta de Intenções para até 100 E-Jets E2 da Embraer
Paris, França, 17 de junho de 2013 – A Embraer S.A. assinou uma Carta de Intenções (Letter of Intent – LOI) com a International Lease Finance Corporation (ILFC), líder global no mercado de leasing e revenda de aviões a jato para companhias aéreas, para a venda firme de 25 E190-E2 e 25 E195-E2. A Carta de Intenções também contém opções para 25 E190-E2 e 25 E195-E2 adicionais.
“Este pedido demonstra o enorme potencial de mercado que a ILFC enxerga para o E2”, disse Paulo Cesar Silva, Presidente e CEO da Embraer Aviação Comercial. “Agradecemos à ILFC por se tornar um novo cliente de E-Jets e endossar o programa. Como cliente-lançador do E2 entre as empresas de leasing, a ILFC, com sua presença global e diversificada base de operadores, garantirá o acesso à aeronave para ainda mais companhias aéreas ao redor do mundo.”
Com cerca de mil aviões próprios sob sua gestão e uma série de programas inovadores de leasing personalizado, a ILFC foi pioneira no negócio de leasing de aeronaves e tem mantido sua posição de liderança há quatro décadas, oferecendo aos clientes consultoria de serviço completo e um conhecimento inestimável da frota global de aeronaves.
“Temos o prazer de ser o cliente-lançador entre as empresas de leasing dos novos E-Jets E2 e esperamos estreitar nosso relacionamento com a Embraer”, disse Henri Courpron, CEO da ILFC. “A introdução da família de E-Jets em nossa frota é uma perspectiva animadora, pois acreditamos que estes novos aviões trarão eficiência operacional para nossos clientes globais e reforçarão ainda mais nossa atual posição como a empresa de leasing de aviões mais ágil e com mais recursos.”
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Embraer anuncia, em Le Bourget, Cartas de Intenções para 65 E-Jets E2
Paris, França, 17 de Junho de 2013 – A Embraer S.A. anunciou hoje que assinou Cartas de Intenções (Letters of Intent – LOIs) com cinco companhias aéreas não divulgadas da África, Ásia, Europa e América Latina para 65 E-Jets E2.
“Estas Cartas de Intenções demonstram o quão atrativos os E-Jets E2 são em termos de custos operacionais e desempenho que as empresas aéreas necessitarão a partir da próxima década”, disse Paulo Cesar Silva, Presidente e CEO da Embraer Aviação Comercial. “Estes contratos serão finalizados nos próximos meses e esperamos receber mais pedidos para os E2 tanto de companhias aéreas, quanto de empresas de leasing.”
FONTE / IMAGENS: Embraer
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