Veteranos de caças F-104G se encontram com pilotos de F-18 na Espanha

10

Na última segunda-feira, 10 de maio, a Força Aérea Espanhola divulgou nota sobre um interessante evento que está na sua quarta edição, que é o encontro entre pilotos veteranos de F-104G Starfighter e os jovens pilotos de F-18. O evento foi realizado na Base Aérea de Torrejón, que abriga a Ala 12, unidade que hoje voa o F-18 e, há mais de quarenta anos, era equipada com o F-104G. A imagem acima é uma fotomontagem reunindo os dois tipos de aeronave.

Compareceram tanto os veteranos e suas esposas quanto as viúvas dos pilotos já falecidos. O F-104G teve 21 exemplares operados pela Força Aérea Espanhola (18 do modelo monoposto e três do biposto TF-104G) que equiparam o Esquadrão 161, mais tarde redenominado 104. Os jatos operaram na unidade entre os anos de 1965 e 1972 e, ao contrário do que desgraçadamente ocorreu em outras forças aéreas, os pilotos espanhóis acumularam mais de 17.000 horas de voo nos aparelhos sem qualquer perda na Espanha.

O encontro, segundo a nota, foi uma oportunidade para os integrantes da Ala 12 conhecerem, em primeira mão, anedotas e experiências desses pilotos “curtidos” que, além de seu amor e paixão pela aviação, recordaram a todos que valores como companheirismo e espírito de corpo são pilares fundamentais da vida militar.

FONTE / FOTOS: Força Aérea Espanhola (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em espanhol)

VEJA TAMBÉM:

wpDiscuz