Governo Croata decide formalmente esticar vida útil de parte da frota de jatos MiG-21, além de adquirir exemplares adicionais, devido à falta de fundos para comprar caças mais novos

Segundo reportagem publicada no site Flightglobal nesta terça-feira, 11 de junho, o Governo da Croácia decidiu formalmente recuperar parte de sua frota baseada em caças Mikoyan MiG-21, além de adquirir mais exemplares desse modelo para manter um esquadrão operacional. A decisão se deve à escassez de verbas para adquirir um novo tipo de caça, plano que vem sendo continuamente adiado.

O Ministério da Defesa da Croácia selecionou (short list) a empresa romena Aerostar e a ucraniana SE Odessa (segundo o Ministério da Defesa, UKRSPETSEXPORT) como potenciais contratados para a revitalização de sete caças MiG-21 de sua Força Aérea, com a possibilidade de adquirir cinco aeronaves adicionais.  A decisão é esperada para breve, e a mídia croata revelou que ofertas das companhias têm valor, respectivamente, de 18,6 e 13,9 milhões de euros.

Segundo o embaixador da Ucrânia na Croácia, Alexander Lavachenko, a oferta ucraniana inclui a entrega proposta de aeronaves deixadas de lado num acordo parcialmente cancelado com o Iêmen, que recebeu apenas 20 caças MiG-21 de uma encomenda original de 28 unidades.

Já a romena Aerostar realizou, anteriormente, uma modernização e revitalização limitada em oito caças MiG-21bis da Croácia, aos quais foram adicionaods quatro modelos UMD de dois lugares aprimorados, para treinamento, em 2003.

Entre os candidatos possíveis para substituir os jatos MiG-21, estavam caças usados norte-americanos F-16, da Lockheed Martin, e suecos Gripen, da Saab. Oito destes últimos foram oferecidos pela agência sueca de exportação, a FXM,  em outubro de 2012. Outras soluções potenciais incluíam a compra de jatos MiG-29 usados por meio da RAC MiG, modelos norte-americanos McDonnell Douglas F-4 Phantom retirados de serviço pela Força Aérea Alemã, caças excedentes Dassault Mirage F1 ou jatos Kfir fabricados pela Israel Aircraft Industries (IAI).

Em um acordo separado, a Croácia selecionou as instalações ucranianas de Sevastopol e a Motor Sich de Zaporozhye para apoiar a revitalização de seis helicópteros utilitários Mil Mi-8/17. Espera-se que os trabalhos no primeiro exemplar sejam completados em outubro deste ano.

Notas do Ministério da Defesa da Croácia, compiladas pelo Poder Aéreo, trazem mais dados sobre o programa de revitalização e a operação dos caças MiG-21 no país:

Quanto à disputa pelo contrato dos caças MiG-21 croatas, o Ministério da Defesa da Croácia de fato divulgou notas a respeito do recebimento das propostas no dia 7 de maio e de sua abertura oficial, dez dias depois. O procedimento foi realizado na presença dos dois ofertantes, que elogiaram a forma pela qual o processo foi conduzido. Segundo a nota mais recente, a equipe do Ministério deverá notificar o público assim que for selecionado oficialmente o vencedor.

Ainda segundo o ministério, o contrato para revitalização e aquisição, referente a um total de 12 caças MiG-21 foi iniciado de acordo com a “Regulamentação de Aquisição Pública em Defesa e Segurança”, para a qual o Ministério da Defesa recebeu a necessária alocação de fundos no orçamento de 2013.

No mês anterior (2 de abril), o ministério já havia publicado uma nota oficial respondendo a diversos artigos publicados sobre aquisição ou revitalização de caças para a Força Aérea Croata. No pronunciamento, o ministério informou que o convite com 30 dias de prazo para ofertas relativas ao MiG-21 foram entregues às duas companhias, desmentindo alegações de que algum dos ofertantes estaria recebendo tratamento preferencial. Também refutou notícias que acusavam haver corrupção no processo, alegações que começaram a aparecer na mídia no final de 2012, após a decisão de revitalizar os caças existentes da frota de MiG-21 do país.

Sobre a operação dos caças MiG-21, são frequentes no site do Ministério da Defesa da Croácia avisos sobre treinamentos regulares realizados com aeronaves da frota. O detalhamento chega a incluir datas e horários em que se pode esperar ouvir a quebra da barreira do som (boom sônico) e em que regiões, nos voos que são realizados a altitudes superiores a 10.000 metros.

Também há resposta a um artigo na mídia (Slobodna Dalmacija) que alegava desproteção do espaço aéreo em regiões como a Dalmácia, por não ser mais costumeiro desdobrar aeronaves na pista de Split. Segundo o ministério, a última vez em que caças MiG-21 foram desdobrados para Split foi durante a visita do então papa Bento XVI, o que confirmaria que o desdobramento em outras bases é possível, porém trata-se de uma ação realizada de forma limitada devido a outras necessidades orçamentárias.

Porém, seriam absolutamente inverídicas alegações de que os caças MiG seriam incapazes de atingir, a partir de Zagreb, localidades no sul da Croácia como Dubrovnik e Mljet. Isso porque, a partir do momento em que um par de caças interceptadores decola (dois jatos são mantidos em alerta constantemente) o local de pouso das aeronaves é irrelevante, pois após executar a missão os jatos podem pousar na pista mais próxima.

Por exemplo, após uma missão ao sul de Mljet, na fronteira sul do país, conforme o nível de combustível restante o piloto pode se decidir por pousar em Dubrovnik ou Split airport, onde será realizado o completo “check” de serviço segundo padrões da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte).

FONTES: Flightglobal e Ministério da Defesa da Croácia (também fotos)

Compilação, tradução e edição do Poder Aéreo a partir de originais em inglês.

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