F-35: entregue o primeiro componente israelense de material composto
–
A empresa israelense Elbit Systems-Cyclone entregou à Northrop Grumman, dos Estados Unidos, seu primeiro componente em material composto avançado para a fuselagem central do caça F-35
–
A Northrop Grumman informou em nota divulgada na segunda-feira, 10 de junho, a entrega do primeiro componente em material composto avançado, por parte da empresa israelense Elbit Systems-Cyclone, destinado a fazer parte da fuselagem central do caça F-35. A fuselagem central do caça da Lockheed Martin é fabricada pela Northrop Grumman.
Essa entrega, segundo a empresa, é um marco significativo para o programa F-35, pois é a primeira peça em material composto fornecida por um país comprometido a comprar o F-35 por meio de acordo do tipo FMS (foreign military sales – vendas militares ao exterior). Esse componente entregue (foto abaixo) é uma de 16 partes únicas a serem fabricadas pela Elbit Systems-Cyclone por meio de um acordo de sete anos com a Northrop Grumman, assinado em dezembro de 2011.
Michelle Scarpella, vice-presidente do programa F-35 na Northrop Grumman Aerospace Systems, declarou: “Prevemos receber mais de 50 entregas de componentes da Cyclone neste ano, então esse é um grande começo e mostra o comprometimento da Cyclone com o programa. Com essa primeira entrega, a Cyclone demonstrou que está equipada e qualificada para fabricar e entregar partes em material composto de qualidade para o avião, do qual Israel se comprometeu em adquirir 19 exemplares.”
Sobre a participação da Northrop Grumman no programa F-35: a empresa é um dos principais membros da parceria industrial liderada pela Lockheed Martin, realizando parte significativa do trabalho de desenvolvimento e produção. Mais de 32 fuselagens centrais para o F-35 foram entregues em 2012 pela companhia, que espera superar esse número em 2013.
Além da fuselagem central, a Northrop Grumman projetou e produz o radar do F-35 e outros aviônicos fundamentais, como os subsistemas eletro-ópticos, de comunicação, navegação e identificação. A empresa também desenvolve programas (softwares) de sistemas de missão e de planejamento de missão, entre diversos outros itens.
FONTE / FOTOS: Northrop Grumman – imagem do alto originariamente da Lockheed Martin, via Northrop Grumman
Tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês
VEJA TAMBÉM:
- IAI assina contrato com Lockheed Martin para produzir asas do F-35
- Israel vai fabricar as asas de cerca de 800 F-35
- Israel fará partes do F-35
- Israel quer adiantar treinamento de pilotos de F-35
- Governo de Israel aprova oficialmente a compra dos F-35
- Turquia propõe se envolver mais na fabricação do F-35 para baixar custos
- Novas peças turcas para o F-35
- Turquia entrega painéis de fuselagem para os F-35
- Uma crítica à política indiana de ‘offsets’, citando exemplo turco do F-35