Grupo de Aviação nº 8 da FACh, que voa o caça F-16 MLU, completa 65 anos

8

Na última quinta-feira, 30 de maio, a Força Aérea do Chile (FACh) comemorou os 65 anos de existência do “Grupo de Aviación Nº 8”, em cerimônia militar realizada na V° Brigada Aérea. A unidade da FACh é conhecida hoje por voar os caças F-16 MLU adquiridos usados da Holanda a partir da Base Aérea Cerro Moreno, de Antofagasta, no Norte do País – um dos caças é visto sob um hangarete nas fotos, assim como um exemplar de Mirage M-5 “Elkan” que já equipou a unidade.

A celebração foi presidida pelo Comandante da Ala Base Nº 1 e Guarnição Aérea de Antofagasta, Coronel de Aviação (DA) Orlando Franchi, junto ao Comandante do Grupo de Aviação Nº 8, Comandante de Grupo (A) Francisco Pizarro – este destacou na ocasião o nível operacional da unidade. Houve também um desfile aéreo e terrestre.

História do Grupo de Aviação Nº 8

Em18 de maio de 1948, a FACh determinou a formação da unidade como um Grupo de Bombardeiro Pesado baseado em Quintero, dotando-a de aeronaves  B-25 “Mitchell”. Seis anos depois, o “Grupo de Aviación Nº 8” foi transferido para a Base Aérea Cerro Moreno, sendo reequipado com aviões B-26, tornando-se também a unidade de maior poder ofensivo da FACh.

Ao longo da história, o Grupo n° 8 operou também jatos DH- 115 “Vampire”, Hawker Hunter e Mirage M-5 “Elkan”. Este último foi substituído em dezembro de 2006 pelos atuais caças-bombardeiros F-16 MLU, adquiridos da Holanda.

Em 2000, o Grupo também incorporou aviões de transporte médio Casa 212 e helicópteors Bell-412, além de pessoal de Forças Especiais, num conjunto que também cumpre a função de satisfazer necessidades de transporte e resgate.

FONTE / FOTOS: Força Aérea do Chile – FACh (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em espanhol)

VEJA TAMBÉM:

wpDiscuz