Os sites da Força Aérea Italiana e da Alenia Aermacchi destacaram o marco de 200.000 horas de voo do AMX, comemorado na última quinta-feira, 30 de maio. Trata-se da quantidade de horas de voo tanto operacionais quanto em voos de testes (2.200) acumuladas desde 1984, quando voou o primeiro protótipo da aeronave de apoio tático resultante de um programa conjunto da Aeritalia  (46,5%), Aermacchi (23,8%) e Embraer (29,7%).

Apelidado de Ghibli na Força Aérea Italiana, o monomotor de ataque e reconhecimento produzido pela Itália e Brasil, seguindo especificações estabelecidas pelas forças aéreas dos dois países em 1981, destinava-se a substituir os jatos G.91Y na Itália e prover a Força Aérea Brasileira de um novo avião tático para se unir aos caças F-5 e Mirage IIIIE.

Foram construídos seis protótipos (um deles perdido em acidente) e 136 exemplares de produção para a Força Aérea Italiana, sendo 110 monopostos e 26 bipostos. Já o Brasil adquiriu 56 unidades, denominadas como A-1. As entregas iniciaram em 1988

Na Itália, a Alenia Aermacchi finalizou em 2012 o programa de modernização ACOL (Upgrade of Operational and Logistic Capabilities – melhoria da capacidade operativa e logística) em 52 aeronaves para a Força Aérea Italiana, dez delas do modelo de dois lugares. A modernização incluiu sistema de navegação inercial/GPS, com integração de armamento guiado por GPS, além de melhorias no sistema de identificação amigo-inimigo (IFF) nos 42 monopostos e integração de capacidade de utilizar óculos de visão noturna. Também foi instalado uma moderna tela colorida multifunção e um gerador de símbolos computadorizado (computer symbol generator) mais poderoso.  A Selex ES é a principal fornecedora dos aviônicos da modernização ACOL.

Segundo a Força Aérea Italiana, o AMX deverá atingir o limite de seu ciclo operativo na Itália daqui a dez anos, quando então será substituído. Já no Brasil, o programa de modernização A1-M  em andamento visa atualizar a frota para operar pelo menos até 2032, conforme nota da Alenia Aermacchi a respeito da celebração de 200.000 horas.

A Força Aérea Italiana celebrou esse importante marco no 51° Stormo de Istrana, destacando as operações de que já participaram as aeronaves italianas sob o mandato da ONU (Organização das Nações Unidas) e da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), como em 1995 na Bósnia, em 1999 no Kosovo e em 2011 na Líbia. Desde 2009 os jatos também operam no Afeganistão onde, segundo a Alenia Aermacchi, já voaram mais de 7.000 horas demonstrando seu baixo custo operacional e perfeita adaptabilidade a diversos cenários.

FONTES / FOTOS: Força Aérea Italiana e Alenia Aermacchi (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de originais em italiano e inglês)

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