Super Tucano terá concorrente que vem dos Balcãs
Um dos produtos que chamou a atenção do público em geral era o avião de treinamento militar/ataque leve Kobac (pronuncia-se “cóvats”), da empresa UTVA. Esta não é uma indústria aeronáutica que nasceu ontem. A UTVA surgiu em 1937 e já projetou diversos modelos de monomotores. Um dos seus modelos mais conhecidos é o UTVA 75, um treinador com mais de cem unidades fabricadas.
Na década de 1990 a empresa trabalhava no substituto do UTVA 75, o Lasta 2, mas em 1999 a fábrica foi severamente danificada pelos bombardeios da OTAN. O trabalho recomeçou em 2006 com o nome “Lasta 95” (ver imagem abaixo) e os dois primeiros foram entregues à Força Aérea da Sérvia em 2011 (ver artigo aqui no Poder Aéreo). Antes disso o Iraque havia fechado uma encomenda de 20 aeronaves do mesmo modelo.
Agora a empresa está trabalhando no Kobac, uma versão melhorada do Lasta 95. Trata-se de um monomotor biposto (em tandem) que, diferentemente do seu antecessor (que possui um motor Lycoming AEIO-540 de 300hp), está equipado com um motor P&W PT-6A (da mesma família do motor do EMB-312 Tucano) de 1000 shp. Além disso, existem diversas outras modificações, incluindo o aumento do comprimento da cauda e a adição de tanques extras nas pontas das asas.
No interior do seu cockpit o painel é dominado por telas multifuncionais e os comandos são do tipo HOTAS . Ambos os pilotos possuem assento ejetável Martin-Baker Mk 15B. Seu desenvolvimento foi anunciado em abril de 2012 e espera-se que o primeiro voo ocorra ainda este ano (0u no início do ano que vem).
O Lasta 95 possui capacidade para transporte de armamentos leves em dois cabides (um sob cada asa). O Kobac por outro lado será capaz de transportar até 500kg em quatro cabides. Está claro que os números do Kobac são mais modestos que o do Super Tucano, mas seu preço também deverá ser mais atrativo.