Super Hornet com CFT produzirá arrasto menor em cruzeiro

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É de conhecimento geral que a Boeing e a US Navy pretendem colocar em voo uma versão modificada do F/A-18F Super Hornet equipada com “conformal fuel tanks” (CFT) e casulo de armas no final do verão no Hemisfério Norte. Mas surgiram novas notícias.

Quando ele voar no final de agosto ou início de setembro na costa leste dos EUA com as novas modificações, os CFT e o casulo de armas não serão funcionais, disse Mike Gibbons, gerente do programa Super Hornet. A ideia é testar as qualidades aerodinâmicas destas formas, disse ele.

Mark Gammon, chefe dos programas avançados do Super Hornet, também informou que a aeronave levará um mock-up do sistema de busca e rastreamento infravermelho juntamente com outras medidas para reduzir a seção reta radar.

 

Gammon, que trabalha com o Hornet desde o início do programa F/A-18A original, informou que os CFT não acrescentarão arrasto durante voos de cruzeiro em altas velocidades subsônicas, mas trarão um impacto negativo no arrasto durante velocidades transônicas. A companhia tem trabalhado intensamente para resolver a questão. De fato, segundo as observações de Gammon, em certas situações o arrasto com os CFT velocidades mais baixas é menor.

Configurado com os CFT e o casulo de armas com quatro mísseis ar-ar AMRAAM, o caça possui um desempenho semelhante a um Super Hornet carregando quatro AIM-120 (AMRAAM) externos.

FONTE / FOTOS: DEW Line (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)

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