John Travolta é piloto de testes de novo rival para Embraer
Impulsionado por turbinas Honeywell, o 350 Challenger tem autonomia para voar até 5,9 mil quilômetros com oito passageiros e é capaz de decolar e subir diretamente para uma altitude operacional de 13,1 mil metros. Travolta, que também é piloto e possui jatos particulares, disse que se sentiu como um “astronauta” testando o modelo.
O Legacy 500 tem tecnologia de comandos de voo totalmente eletrônicos fly-by-wire, com autonomia de 5.556 quilômetros e altitude de 13,7 mil. A Embraer é a atual líder no mercado de jatos regionais, e terceira maior de aviação comercial, atrá de Airbus e Boeing. Mas a canadense Bombardier tenta se recuperar e manter sua influência nos Estados Unidos, onde a Embraer agora tem uma fábrica.
Crise
Líderes da indústria multibilionária de aviação executiva vêem sinais de recuperação depois de quatro anos de recessão, mas apelaram aos governos para facilitar o caminho à frente, cortando impostos e burocracia. O pedido foi lançado por executivos da Europa e da América do Norte, antes da abertura da conferência Ebace. O evento se encerra na quinta-feira.
“Os sinais são encorajadores”, disse o presidente-executivo da North American Business Aviation Association (NBAA), Ed Bolen. “Nós estamos vendo progresso em todos os setores, mas está muito frágil”. “O ambiente de dificuldades se arrasta. O tráfego ainda não se recuperou para níveis confortáveis, enquanto uma recuperação da indústria é prejudicada por algumas medidas políticas do governo”, disse o presidente-executivo da EBAA, grupo europeu industrial, Fabio Gamba.
O segmento expandiu-se com o aumento da economia mundial e do comércio internacional durante a década antes da crise financeira de 2008-2009, mas depois sofreu uma queda constante nas vendas, entregas de aeronaves e voos.
FONTE: Portal Terra