Empresa divulgou nesta segunda-feira, 20 de maio, diversas notas sobre novidades apresentadas na feira EBACE, como as 300 horas de voo dos protótipos do Legacy 500, a venda de Legacy 600 com novo interior e aviônica e a certificação do Lineage 1000 para aproximação íngreme

 –

A Embraer informou que seu novo jato executivo categoria midsize Legacy 500 já completou mais de 300 horas de ensaios em voo e que, pela primeira vez, está sendo exibido fora do Brasil, na 13ª Conferência e Mostra de Aviação Executiva da Europa (European Business Aviation Convention and Exhibition, EBACE). Ao mesmo tempo, a Embraer também lança um filme sobre o Legacy 500, ilustrando como a Empresa desenvolveu essa aeronave do futuro para o mercado de hoje.

Com três protótipos realizando testes em voo, mais de 30% da campanha de ensaio já foi concluída. O Legacy 500 está apresentando um progresso rápido desde que o protótipo 001 fez seu voo inaugural, no dia 27 de novembro de 2012. A campanha teve início em dezembro e os pilotos relatam que as excepcionais qualidades de voo excedem as expectativas. A aeronave está sendo utilizada para voos de desempenho e testes dos sistemas. O protótipo 002, que levantou voo pela primeira vez em fevereiro de 2013, concluiu os testes de IFTD (In Flight Thrust Determination) e prossegue com testes adicionais. A aeronave 003, que entrou da campanha de ensaio em março, passou pelos testes de resistência às temperaturas congelantes na Base da Força Aérea de Eglin, nos EUA, e agora está em exposição na EBACE.

“A Embraer já gerou muita repercussão a respeito do Legacy 500 e agora as pessoas poderão ver esta incrível aeronave com os próprios olhos”, disse Ernest Edwards, Presidente da Embraer – Aviação Executiva.

Edwards também afirmou: “A aeronave deixou de ser um conceito e a sua primeira apresentação será um marco significativo para a Empresa. Possuímos três protótipos em campanha de ensaio e a nossa confiança na maturidade dessa aeronave é tanta que voamos o protótipo 003 até Genebra.O Legacy 500 ilustra perfeitamente o que nos diferencia. Nossa missão é oferecer as comodidades normalmente encontradas em jatos de maior porte e mais caros para todos os segmentos da aviação executiva, e, ao fazer isso, provocamos mudanças em todo o setor. O Legacy 500 dará continuidade ao que vem sendo o nosso papel no setor e isso significa elevar o nível em toda a gama da categoria e impulsionar a mudança que o usuário da aviação executiva do século 21 procura”.

O desenvolvimento do Legacy 450 está dentro da programação e espera-se que o seu primeiro voo seja realizado no segundo semestre de 2013. A fuselagem da aeronave está sendo montada e em breve receberá as asas, que já foram produzidas.

Venda do primeiro Legacy 600 com novo interior e novos aviônicos

A Embraer anunciou hoje, na 13ª Convenção e Mostra de Aviação Executiva Europeia (European Business Aviation Convention and Exhibition, EBACE – www.ebace.aero), a venda do primeiro Legacy 600 com novo interior e nova aviônica Honeywell Primus Elite. A aeronave será operada pela AIR HAMBURG , uma empresa alemã líder em voos charter, que atende destinos na Europa, Rússia e Oriente Médio. A entrega está prevista para o segundo semestre de 2013.

O Legacy 600 oferece três confortáveis zonas da cabine, permitindo que até 14 passageiros trabalhem ou descansem em uma área espaçosa. O novo interior inclui o sistema de gerenciamento de cabine totalmente digital Honeywell Ovation® SelectTM , de última geração, que também é oferecido no Legacy 650, Legacy 500 e Legacy 450. Ele possui um sistema completo de vídeo e entrada de mídia em alta definição, e inclui sistemas de suporte para iPod e iPhone, portas USB, HDMI, VGA, vídeo, blu-ray e um mapa de movimento 3D. Há ainda um monitor de tela sensível de 8,9” na galley para o gerenciamento completo de todo o sistema de vídeo, áudio, iluminação, temperatura e água, além dos controles individuais localizados ao longo da cabine.

Dois monitores LCD de 17,5” vêm instalados de fábrica, mas os clientes podem optar ainda por uma versão central de 32″, uma configuração de até 24″ para a divisória traseira ou monitores individuais nos assentos. Elas podem ser complementadas por um sofisticado sistema de som em duas zonas de cabine. Além do sistema Ovation SelectTM, a Embraer aprimorou o conforto acústico da cabine com uma redução de ruídos em 5 dB SIL, o espaço de armazenamento interno e adicionou um novo sistema Iridium de telefones sem fio. A empresa também está oferecendo assentos reestilizados com compartimento lateral e maior movimento de rotação na terceira zona.

Quanto aos aviônicos, o cockpit oferece aos pilotos o sistema Honeywell Primus EliteTM, que  inclui telas LCD e um Dispositivo de Controle de Cursor (CCD, na sigla em inglês), e é capaz de exibir gráficos, mapas e o XM Weather. A Embraer também incorporou avançados sistemas de navegação conhecidos como Navegação Vertical (Vertical Navigation – VNAV) e Performance de Navegação Requerida (Required Navigation Performance – RNP 0.3) para otimizar o uso do espaço aéreo, tempo de voo e consumo de combustível. Como opcionais, estão disponíveis ainda outros sistemas que permitem comunicação com o controle de tráfego aéreo por satélite para voos transoceânicos e os sistemas Smart LandingTM e Smart RunwayTM que aumentam o alerta situacional da tripulação.

O Legacy 600 entrou em operação em 2002. Com alcance de voo de 6.297 km (3.400 milhas náuticas), ele é capaz de voar sem escalas com 14 passageiros, sob as condições NBAA IFR, de Hamburgo para Moscou ou de Hamburgo para Dubai. O Legacy 600 também atinge alcances de voo entre Hamburgo e Nova Délhi, na Índia, ou de Hamburgo ao aerporto de Gander, no Canadá, com quatro passageiros sob as condições NBAA IFR. Hoje, mais de duzentos Legacy 600/650 estão voando por todo o mundo.

 Certificação do Lineage 1000 para aproximação íngreme

O jato executivo Lineage 1000 foi certificado para aproximação íngreme (steep-approach) de rampa de 5,5 graus pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e pela Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA, na sigla em inglês), anunciou hoje a Embraer.

“Este é mais um marco no desenvolvimento do jato de grande porte mais versátil da categoria”, disse Ernest Edwards, Presidente da Embraer – Aviação Executiva. “Com essa certificação, o Lineage 1000 poderá acessar aeroportos de várias partes do mundo, onde ângulos de aproximação mais íngremes são necessários devido a restrições de ruído ou de terreno. Isso é essencial para operações no Aeroporto London City, na capital inglesa, e a certificação aumenta significativamente a versatilidade, bem como a competitividade dessa aeronave. Isso permitirá aos clientes voos sem escalas para Moscou, Istambul, Cairo, Ilhas Canárias e Reykjavik a partir da região central de Londres ou, com uma parada, para Los Angeles, Tóquio e Hong Kong.”

Segundo a empresa, o Lineage 1000 é o primeiro jato executivo do século XXI em sua classe e oferece controles de voo com tecnologia fly-by-wire. Com o interior mais flexível que qualquer outro da categoria ultra-large, o Lineage 1000 é a única aeronave que oferece cinco zonas de cabine. O Lineage 1000 pode incluir uma suíte com chuveiro e conta com o maior compartimento de bagagem acessível em voo entre todos os jatos executivos.

FONTE / IMAGENS: Embraer

VEJA TAMBÉM:

wpDiscuz