Caças Rafale operam em pista de desdobramento no Chade
–
É a primeira vez que caças Rafale se exercitam em Abéché, no Chade, em missões que a Força Aérea Francesa utilizava, até março, o Mirage F1
–
Na semana passada, em 8 de maio, dois caças Rafale da Força Aérea Francesa, assim como um avião de transporte C-130 Hercules, foram desdobrados para a pista de Abéché, no Chade, a mais de 800km da base habitual de N’Djamena. Foi a primeira vez que o Rafale realizou esse tipo de missão de desdobramento, que durante muitos anos foi identificada com os jatos Mirage F1, que deixaram o Chade no último mês de março.
Esse desdobramento faz parte da manutenção operacional dos pilotos. Quatro tripulações de Rafale participaram, além de uma dúzia de mecânicos. Essa operação regular permite que pilotos e pessoal de terra se familiarizem com as diversas pistas, ou “plataformas aeroportuárias” (plateformes aéroportuaires – PFA) da região.
A pista de Abéché, em particular, é a alternativa em caso de não ser possível o pouso em N’Djamena, o que dá mais importância para as novas aeronaves praticarem na mesma. Foi uma oportunidade, também, para o caça Rafale mostrar sua capacidade de operar em pistas mais simples, nas condições climáticas do rústico ambiente africano.
Na ocasião, foram realizados exercícios de apoio aéreo aproximado, envolvendo pilotos e paraquedistas, em missões como as executadas diariamente na Operação Serval, no Mali. Foram simulados passes a baixa altura para disparo de canhões e diversas outras armas empregadas para “mostrar força”.
A França mantém a Força Épervier no Chade, com 950 homens, que constitui o EFT (éléments français au Tchad), cumprindo duas missões permanentes. Uma é garantir a segurança de cidadãos franceses morando no Chade, conforme acordo de cooperação técnica entre os dois países. A outra é prover logística (suprimentos, transporte, combustível, treinamento) para as Forças Armadas e de Segurança do Chade.
FONTE / FOTOS: Força Aérea Francesa (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em francês)
VEJA TAMBÉM:
- Caças Mirage F1 franceses deixam o Chade e se preparam para o Báltico
- Rafales reabastecidos pela USAF no Mali
- Operação Serval no Mali: dispositivo ‘caça’ começa a voltar para casa
- Os belos Mirage F1, sobre o Chade
- O pouso definitivo do Mirage F1 CT da Força Aérea Francesa
- No Chade voa-se baixo… muito baixo