Mais 35 treinadores T-6 para as Forças Armadas dos EUA

22

Beechcraft informou que o contrato, referente ao 19º lote de produção desde o início das entregas do programa JPATS em 2000, tem valor de 210 milhões de dólares

Na última sexta-feira, 10 de maio de 2013, a Beechcraft anunciou a assinatura de contrato com a Força Aérea dos EUA (USAF) para a produção de 35 aviões turboélice de treinamento T-6, com uma opção para mais dois exemplares. O contrato, com valor de 210 milhões de dólares, representa o 19º lote de produção encomendado pela USAF e pela USN (Marinha dos EUA) como parte do programa JPATS (Joint Primary Aircraft Training System – sistema conjunto de avião de treinamento primário), lançado no final da década de 1990 e com entregas a partir do ano 2000.

Das 35 aeronaves T-6 encomendadas neste novo contrato, 33 são destinadas à USN e duas ao Exército dos EUA (U.S. Army). A produção será iniciada ainda neste mês nas instalações da empresa em Wichita, no Kansas, com as entregas se estendendo até fevereiro de 2015.

A empresa informou também que as entregas do T-6 configuram um programa que se mantém no cronograma e no orçamento. Um marco foi atingido em março deste ano, com a entrega do 800º avião T-6. Além das Forças Armadas dos EUA, são clientes da aeronave a OTAN (programa NATO Flying Training Canada – treinamento de voo da Organização do Tratado do Atlântico Norte no Canadá), Grécia, Israel, Iraque, Marrocos e México.

As versões produzidas são o T-6A (vencedor do JPATS), o T-6B da USN e o T-6C. Estas duas últimas incluem aviônicos aperfeiçoados com três telas multifunções e interface HOTAS (mãos na manete e no manche), sendo que a versão T-6C inclui pontos duros sob as asas para carregar tanques externos e armas, para treinamento com armamento.

FONTE: Beechcraft (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)

FOTOS: USAF e USN

VEJA TAMBÉM:

wpDiscuz