Governo Norueguês quer receber seis caças F-35 por ano a partir de 2017
–
Serão entregues seis F-35 anualmente até 2024, totalizando uma frota de 52 caças para a Noruega – proposta formal, que acelera as entregas iniciais em um ano, foi entregue ao Parlamento Norueguês na sexta-feira
–
O Governo Norueguês anunciou na sexta-feira, 26 de abril, que as entregas do caça de quinta geração F-35 ao país serão iniciadas em 2017, com o recebimento de seis exemplares. A partir daí, e até 2024, seis jatos serão recebidos a cada exercício, totalizando a frota pretendida de 52 caças F-35 em 2024. As informações são do site Defense News.
A proposta formal foi feita pelo Governo ao Parlamento Norueguês na sexta-feira, para aprovação da compra de seis F-35 com entrega prevista para 2017, trazendo também os planos do país para sua maior aquisição de Defesa já feita até hoje. Novas compras serão submetidas anualmente à aprovação do Parlamento. O plano antecipa em um ano a data inicial prevista para entregas, embora estique o cronograma total de recebimento até 2024.
O custo submetido ao Parlamento totaliza 12,9 bilhões de coroas norueguesas (2,18 bilhões de dólares), cobrindo também o treinamento, simuladores e outros itens. O valor total para adquirir 52 aeronaves é estimado em 62,6 bilhões de coroas norueguesas (10,7 bilhões de dólares) e inclui quatro jatos já adquiridos para entregas em 2015 e 2016 para propósitos de treinamento.
Anunciando essas mudanças, a ministra da Defesa da Noruega, Anne-Grete Strom-Erichsen, disse que o Governo “concluiu de maneira convincente que o F-35 é a única aeronave que preenche nossos futuros requerimentos operacionais. Isso continua verdadeiro hoje e não temos tempo a perder. Nossos F-16 permanecem entre os aviões mais capazes de seu tipo, mas também estão entre os mais antigos do mundo”.
A Noruega recebeu, recentemente, as garantias do painel executivo do JSF (Joint Strike Fighter, denominação do programa do F-35) sobre a integração do “Joint Strike Missile” (JSM) desenvolvido pela Kongsberg para a versão Block 4 do caça. Sobre isso, a ministra afirmou que o JSM preenche os requerimentos operacionais noruegueses e também é importante numa perspectiva industrial, ampliando o potencial de vendas com vários usuários do F-35.
FONTE: Defense News (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)
COLABOROU: Ivan
VEJA TAMBÉM:
- F-35 vence sua primeira batalha no estrangeiro
- Manter um caça de 5ª geração sai caro, mas tem suas vantagens
- Finlândia anuncia que vai participar da patrulha do espaço aéreo islandês
- Lockheed Martin vai entregar trinta F-35 neste ano, e destaca apoio ao caça
- Suécia faz um balanço do ‘Nordic Air Meet’ 2012 e divulga imagens do exercício
- ‘É um grande momento para pechinchar no mercado de caças’
- Lechfeld, onde a ELITE se apresenta
- Canadenses preocupados com o sistema de comunicação do F-35
- Interceptação: uma questão de coordenação, doutrina e treinamento
- OTAN e Líbia: poucas mas belas fotos
- F-35: muito barulhento para os padrões europeus
- WikiLeaks ‘Gate’ – Como o Gripen foi preterido na Noruega