Primeira fuselagem de Rafale F1 modificada foi enviada à Dassault
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Célula de Rafale F1 da Marinha Francesa passou por diversas modificações, em instalação industrial da Força Aérea, para capacitá-la a ser modernizada para o padrão F3 na linha de montagem da Dassault
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A Força Aérea Francesa divulgou nota na terça-feira, 23 de abril, informando que suas instalações industriais aeronáuticas de Clermont-Ferrand terminaram os trabalhos estruturais na primeira fuselagem de Rafale F1, a M10, pertencente à Marinha Francesa. A célula foi enviada ao fabricante Dassault, onde receberá os equipamentos do padrão F3.
A célula do Rafale M10 chegou ao “atelier industriel aéronautique” (AIA) de Clermont-Ferrand em 28 de novembro de 2011. Lá, a fuselagem do padrão F1, que originariamente tinha capacidade restrita à arena ar-ar, foi totalmente “despida” de suas tubulações e cablagens. Também recebeu aproximadamente 2200 modificações estruturais para capacitá-la a receber cablagens e equipamentos do padrão F3, de capacidade multitarefa.
No dia 16 de abril, a fuselagem deixou Clermont-Ferrand para ser entregue às instalações da fabricante Dassault em Argenteuil. Lá, a célula será integrada à linha de produção de novas aeronaves e ganhará uma nova vida. Trata-se da primeira de uma série de 10 aeronaves que passarão pela transformação.
As definições dos trabalhos de modificação foram realizadas por meio de comparação dos modelos F1 e F3, utilizando uma ferramenta desenvolvida em Clermont-Ferrand. Aproximadamente 500 documentos foram redigidos para isso.
As instalações industriais aeronáuticas de Clermont-Ferrand foram colocadas sob o comando do SIAé, Serviço Industrial da Aeronáutica (service industriel de l’aéronautique).
O SIAé está ligado à Força Aérea Francesa desde 1º de janeiro de 2008, e foi criado reunindo as facilidades industriais que estavam dispersas entre a Diretoria Geral de Armamento (DGA), a Força Aérea Francesa (Armée de l’Air), a Marinha (Marine Nationale) e o Exército (Armée de Terre). O Ministério da Defesa decidiu reagrupar essas organizações num único serviço para deixar mais clara a organização de apoio aeronáutico e conservar o controle de parte do apoio industrial dentro da Defesa.
FONTE / FOTO DO ALTO: Força Aérea Francesa (Tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em francês)
FOTOS DE BAIXO: Ministério da Defesa da França (início das atividades na célula M10) e Dassault (linha de montagem do Rafale)
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