Polônia critica ataque simulado à Suécia realizado pela Rússia

27

A Polônia acusou a Rússia de causar um “alarme desnecessário” na Europa após aviões russos realizarem uma simulação de ataque à Suécia. Segundo nota publicada no NATOSource nesta quarta-feira, 24 de abril, o ministro das Relações Exteriores da Polônia, Radek Sikorski, afirmou sobre o exercício de treinamento russo: “Ele envolveu um país neutro que também é nosso parceiro próximo em defesa. Esses incidentes causam alarme desnecessário na Europa.”

Sikorski entrou em contato ontem com o Secretário Geral da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) para tratar do exercício de treinamento que envolveu dois bombardeiros russos, capazes de carregar armas nucleares, e dois caças. A formação se aproximou 24 milhas das águas territoriais suecas.

O ataque simulado à Suécia, que ocorreu na Sexta-Feira Santa, 29 de Março, tornou-se uma fonte de embaraço para o Governo Sueco após ser revelado que nenhum caça estava pronto para interceptar, devido ao feriado. A formação russa foi monitorada por dois caças dinamarqueses, que decolaram de uma base na Lituânia em que estavam estacionados, a serviço da OTAN.

FONTE: NATOSource (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)

FOTO: Ministério da Defesa da Federação Russa

VEJA TAMBÉM:

wpDiscuz