Eurocopter oferece produção local do EC725 para a Polônia

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Anúncio foi feito em conjunto com a Turbomeca, fabricante dos motores Makila 2. Também estão na briga a Sikorsky e a AgustaWestland

 

Em busca de 70 novos helicópteros que possam substituir os antigos Mil Mi-8/17 poloneses, a Eurocopter anunciou que criará uma linha de montagem para o EC725 Caracal naquele país. A  Turbomeca simultaneamente anunciou que também produzirá os motores  Makila 2 na Polônia. As duas companhias assinaram acordos de cooperação com a Wojskowe Zaklady Lotnicze No 1 (WZL-1), companhia local baseada em Lodz que realiza o processo de manutenção dos helicópteros Mil e seus motores.

A Eurocopter e a Turbomeca disseram que o acordo criará “um pacote industrial compreensivo no país que também incluirá o treinamento de trabalhadores locais contratados, juntamente com uma capacidade MRO que, em última análise, poderá levar à contratos de exportação futuros”.

O presidente da WZL-1, Jan Pietowski, disse que o futuro da companhia depende da confirmação da produção de um novo helicóptero para a Polônia.

A Eurocopter forneceu mais de 50 helicópteros para a Polônia, incluindo 23 EC135 para os serviços de emergência médica do país. A EADS, dona da Eurocopter, adquiriu a companhia de aviação mais antiga do país, a PZL Warsawa-Okecie, em 2001. A Turbomeca, do grupo Safran, também está presente na Polônia através da sua subsidiária Hispano-Suiza, que produz peças para motores e monta caixas de engrenagens em Sedziszow.

O EC725 compete na Polônia como o Sikorsky S-70i, que já é produzido no pais pela PZL-Mielec (veja matéria no link abaixo), comprada pela Sikorsky em 2007. Também na competição está o AW149, oferecido pela AgustaWestland, que anteriormente adquiriu a PZL-Swidnik, fabricante dos modelos SW-4 e W-3A, projetados localmente.

FONTE: ainonline (tradução e adaptação do Poder Aéreo a partir do original em inglês)

NOTA DO EDITOR: foto meramente ilustrativa

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