Custo operacional do F-35A será 10% maior que o do F-16, segundo Pentágono
–
Dados preliminares de 24 mil dólares por hora de voo foram fornecidos ao Parlamento Holandês
–
Segundo reportagem da Flightglobal publicada na sexta-feira, 19 de abril, os custos operacionais da versão de decolagem e pouso convencionais do Lockheed Martin F-35 deverão ser aproximadamente 10% maiores que os do F-16, do mesmo fabricante. As informações foram dadas pelo tenente-general Christopher Bogdan, que lidera os esforços o escritório do programa conjunto (JPO – Joint Program Office) do F-35 no Pentágono, como números preliminares fornecidos ao Parlamento Holandês no dia 18.
Fazendo uma comparação entre os custos de hora de voo entre as duas aeronaves, Bogdan indicou em seu pronunciamento que o valor da hora de voo do F-35A está estimado em 24.000 dólares por hora, ou aproximadamente 10% a mais em relação ao custo da hora de voo do F-16. O valor derivou de uma cooperação entre a Força Aérea dos EUA (USAF) e o Departamento de Avaliação de Custos de Defesa & Escritório de Avaliação de Programas. “Suposições básicas comparáveis foram usadas para avaliar custos operacionais relativos entre o F-35 e aeronaves já em uso (legacy)”, informou o JPO.
Dados finais de custos deverão ser apresentados em relatório do Pentágono relativo a aquisições de 2012, agendado para publicação no mês de maio. Mais cedo neste ano, o Chefe do Estado Maior da USAF, general Mark Welsh, disse a repórteres que o JPO estava buscando reconciliar dois diferentes grupos de estimativas de custos: um da USAF e outro da Lockheed Martin. Ambos divergiam devido a suposições diferentes nas quais cada um baseava suas estimativas.
FONTE: Flightglobal (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)
FOTOS: Força Aérea dos EUA
NOTA DO EDITOR: o valor de 24.000 dólares por hora de voo para o F-35A não surpreende quem já acompanhou notícias anteriores sobre estimativas e compara com os custos para voar caças de última geração de porte e complexidade semelhante. O que pode surpreender é a hora de voo do consagrado F-16 chegar a um valor superior a 20.000 dólares, caso seja cerca de 10% inferior ao estimado para o F-35A, como diz a reportagem. Estudo da Jane’s sobre o custo de hora de voo de vários caças ocidentais (veja último link da lista abaixo), embora não apresentasse uma média de estimativas distante dos 24.000 dólares por hora para o F-35, trazia um valor praticamente três vezes menor para o F-16.
VEJA TAMBÉM:
- Hennis: operar o F-35 sai muito caro
- Donley: “não há alternativas ao F-35 no curto prazo”
- Custos totais do F-35 poderão subir para 1,45 trilhão de dólares
- ‘O F-35 é o melhor avião’….
- ‘Plano B’ da Marinha dos EUA é comprar menos F-35C e mais F-18E/F
- Lockheed Martin promete F-35 à Coreia por menos de US$ 125 milhões cada
- Começam os testes operacionais do F-35A na Base Aérea de Edwards
- F-35: apesar da menor taxa de entregas, Pentágono não planeja cortar quantidade
- F-35 pode estar acima do orçamento do F-X III da Coreia do Sul
- F-35: o preço aumentou, mas o Japão assinou
- Segundo instituto, JSF não é a melhor opção para a Holanda
- JSF para a Holanda: o ano da decisão
- Eleitores holandeses não querem o F-35
- ‘Roll out’ do segundo F-35 para a Holanda
- F-35 corre risco de ser cancelado na Holanda
- Holanda vai comprar menos caças F-35 do que o planejado
- Custo operacional do Gripen é o menor entre caças ocidentais, segundo estudo