Solução interina para os EC225 que operam com restrições
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Primeiramente, serão introduzidas ‘barreiras de segurança adicionais’ – no longo prazo, Eurocopter propõe uma solução definitiva com reprojeto do item defeituoso – segundo executivo, a modificação não será muito significativa
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Segundo reportagem publicada pelo site Flightglobal na quinta-feira, 18 de abril, a Eurocopter acredita que chegou a uma solução interina ao problema que aflige seu helicóptero EC225, o que poderia fazer com que o modelo voltasse aos voos irrestritos até o terceiro trimestre deste ano. O EC225 foi proibido de voar na região do Mar do Norte desde que, em outubro, um Super Puma operado pela CHC Scotia fez um pouso de emergência no mar. Foi o segundo incidente em 2012 envolvendo esse helicóptero bimotor, com falha catastrófica da engrenagem do eixo vertical.
Lutz Bertling, diretor executivo que deixará o comando da Eurocopter em 1º de maio, disse que a empresa está próxima de resolver o problema: “É mais uma questão de trabalhar junto aos reguladores, operadores, companhias petrolíferas e os passageiros para retornar aos voos”, disse Bertling em evento nas instalações de Marignane, em que expressou desapontamento pelo prroblema não poder ser resolvido antes de deixar a empresa.
Ainda assim, ele está satisfeito com o progresso realizado: “É diferente se você sai quando há uma crise que não foi completamente entendida, mas temos uma clara compreensão da raiz do problema e das soluções”, disse Bertling. O fabricante está aguardando a validação externa de suas descobertas no problema de rachadura, que se acredita ter como causas uma combinação de corrosão, stress residual do processo de fabricação e fadiga.
Acredita-se que a solução interina, descrita por Bertling como introdução de “barreiras de segurança adicionais”, refere-se a modificação no sistema de monitoramento de vibração e instalação de luzes de alerta no painel para indicar a propagação de uma fissura no eixo vertical.
A EASA (European Aviation Safety Agency – agência europeia de segurança de aviação) terá que certificar as mudanças propostas pela Eurocopter, antes que qualquer acordo seja feito com os reguladores civis de aviação do Reino Unido e da Noruega para rescindir as restrições operativas do EC225. Ainda segundo Bertling, isso está sendo conversado com o regulador e, assumindo que há um bom progresso, o executivo disse que os voos serão retomados “não mais tarde do que o terceiro trimestre.”
Já para o longo prazo, a Eurocopter está propondo o reprojeto do componente defeituoso, embora Bertling diga que isso não seja uma “mudança muito significativa”. O executivo afirmou que, durante seus seis anos e meio à frente da Eurocopter, toda essa “saga” foi o mais desafiador problema que enfrentou: “Na história da companhia, nunca tivemos um problema técnico que impactou nossos clientes e os clientes deles e passageiros como o problema no EC225”, completou Bertling.
FONTE: Flightglobal (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)
FOTO: CHC (operador de EC225)
COLABOROU: Maurício R.
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