Caças Gripen a caminho do ‘Frisian Flag’: reabastecimento no solo em 4 minutos
Na sexta-feira da semana passada, 12 de abril, caças JAS 39 Gripen da Ala F21 da Força Aérea Sueca decolaram da Base Aérea de Luleå, no norte da Suécia, rumo a Leeuwarden, na Holanda, para participar por duas semanas do exercício Frisian Flag 2013.
Porém, segundo nota divulgada pelo site das Forças Armadas da Suécia, antes de chegar ao seu destino os jatos receberam em voo o informe de que, devido à neblina, o aeródromo holandês estava temporariamente fechado para operações aéreas. Por isso, os caças precisaram realizar uma breve parada na base aérea de Såtenäs, no sul da Suécia. Breve mesmo: o reabastecimento completo de cada aeronave no solo durou apenas quatro minutos, sem realizar o corte do motor.
O aeródromo em Såtenäs deveria estar fechado, mas ao receber a ordem de receber os caças, foram acionados rapidamente os serviços que permanecem em alerta (controle de tráfego, serviços de emergência, combustível e manutenção em campo). Após o breve reabastecimento, os caças decolaram e seguiram para Leeuwarden.
A Suécia participa do exercício “Frisian Flag” com nove caças Gripen, sendo que o equipamento de apoio foi transportado por um Hercules C-130. O “Frisian Flag” é realizado regularmente entre diversos países, envolvendo unidades aéreas, terrestres e navais, num ambiente complexo que inclui ameaças antiaéreas para aumentar o realismo. O objetivo é exercitar o planejamento, prática e avaliação de grandes formações de aeronaves diferentes, além de praticar operações ar-solo.
Neste ano, o exercício está sendo realizado entre 15 e 19 e entre 22 e 26 de abril. Participam desta edição:
- Suécia: JAS 39 Gripen
- Holanda: F-16M
- Bélgica: F-16M
- Polônia: F-16C
- alemanha: Eurofighter
- França: Mirage 2000C, Mirage F1CR
FONTE / FOTOS: Forças Armadas da Suécia (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em sueco)
VEJA TAMBÉM: