Gripen na Suíça: testes de disparo do Mauser BK-27 em fotos e vídeo

44

O Departamento de Defesa da Suíça publicou fotos e vídeo sobre os testes com o canhão de 27mm do Gripen C realizados no campo de provas de Axalp, na área central montanhosa do país. O jornal suíço Tages Anzeiger, publicado em alemão, trouxe alguns detalhes sobre essa campanha de tiro que utiliza duas aeronaves da atual versão de um só lugar do Gripen.

Pela primeira vez, um piloto suíço está acionando o botão de disparo de um canhão de Gripen, nesta primeira vez em que o armamento do caça é testado na Suíça (outras visitas de jatos Gripen já foram realizadas ao país, incluindo o demonstrador do Gripen F, de nova geração, mas não envolveram emprego de armamento).

O canhão foi testado contra alvos no solo pelo chefe dos pilotos de teste da armasuisse (agência suíça responsável por aquisição e testes de armamentos), visando provar sua precisão, desempenho e confiabilidade na Suíça. Segundo o chefe de comunicação da armasuisse, Kaj-Gunnar Sievert, “os testes foram bem-sucedidos, embora ainda não tenhamos os resultados específicos” – vale dizer que se trata de um trabalho de pilotos de teste, examinando especificações técnicas. Certamente, não será por causa do desempenho do canhão que a aquisição dos caças não seria feita, conforme a reportagem do Tages Anzeiger.

Ainda segundo o jornal, o Gripen é equipado com um canhão Mauser BK-27, arma que foi desenvolvida no final da década de 1960 e que tem uma cadência de tiro de cerca de 1000 tiros por minuto (nota do editor: a arma pode disparar a uma cadência de 1700 tiros por minuto, conforme a seleção do piloto)

Tanto os testes com o canhão nos alvos no solo (que terá também seu emprego em missões de policiamento aéreo em caso de necessidade de abate de um invasor não cooperativo) quanto de bombas, num estágio mais à frente, respondem a uma necessidade da Força Aérea Suíça voltar a desempenhar missões ar-solo. A aquisição do Gripen visa retomar capacidades de ataque ao solo perdidas com a baixa dos jatos Hunter em 1994, já que os caças F/A-18 são usados primariamente para missões ar-ar. Mísseis ar-ar do Gripen deverão ser testados em áreas mais amplas, na Suécia.

Também se espera recuperar a capacidade de reconhecimento aéreo, e um total de seis dos 22 jatos Gripen a serem adquiridos serão apropriadamente equipados, segundo a Força Aérea Suíça.

Clique na imagem abaixo para acessar vídeo, no site do Departamento de Defesa da Suíça, mostrando uma das passagens de tiro do Gripen C, vindo por entre as montanhas, sobre um alvo no solo.

FONTES: Departamento de Defesa da Suíça e Tages Anzeiger (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de originais em alemão)

FOTOS E VÍDEO: Departamento de Defesa da Suíça

VEJA TAMBÉM:

wpDiscuz