Chile cancela compra de treinadores a jato para focar na frota de F-16

23

Segundo nota do site Defense News publicada na quinta-feira, 11 de abril, a Força Aérea do Chile cancelou a aquisição de treinadores avançados a jato, cuja concorrência estava em estágio preliminar,  por razões orçamentárias. As informações foram dadas por fontes latino-americanas, que afirmaram que o Ministério da Defesa Chileno já informou a empresas interessadas, no mês passado, que estava arquivando os planos para substituir os atuais jatos A/T-36 (fotos abaixo).

Segundo um analista, a decisão foi tomada para permitir que os fundos sejam direcionados à frota de F-16 (foto acima). Um integrante da comitiva da Lockheed Martin na LAAD 2013, realizada no Brasil, confirmou que há discussões com o Chile sobre modernizações no F-16, embora não pudesse comentar nada além disso.

O cancelamento da possível aquisição de treinadores a jato também teria como motivo aguardar o andamento da concorrência desse tipo de aeronave nos Estados Unidos, já que os concorrentes da disputa chilena fazem parte  da disputa norte-americana.

Ainda segundo a reportagem do Defense News, a intenção chilena era de adquirir uma dúzia de jatos treinadores modernos para substituir os A/T-36, que estão se tornando difíceis de manter e que têm falhado em garantir um treinamento de qualidade para a frota de F-16.

FONTE: Defense News (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)

FOTOS: FACh

VEJA TAMBÉM:

wpDiscuz