KC-X2: ‘encontrar 767 usados no mercado é fácil’
A IAI foi recentemente anunciada como a vencedora do programa KC-X2 da FAB para converter duas aeronaves que substituirão os atuais KC-137 operados pelo 2° Esquadrão do 2º Grupo de Transporte (2°/2°GT).
Baharav também lembrou que são poucas as empresas no mundo que fazem este tipo de trabalho em função do “desafio técnico da conversão e posterior certificação da aeronave”.
O KC-X2 prevê a aquisição de 2 aeronaves, com opção de uma terceira. Esta opção será estudada durante a negociação do contrato com a IAI. Segundo critérios estabelecidos pela FAB, as aeronaves B-767-300ER a serem adquiridas usadas não poderão ter mais de dez anos de construção, cinco mil ciclos, inexistência de acidentes e zero danos estruturais, entre outros.
Muitas companhias aéreas estão de desfazendo de frotas mais antigas, mas com pouco tempo de uso, e comprando aeronaves novas. Por outro lado, estas aeronaves ainda possuem muito ciclos e como a frequência de operação das Forças Armadas é menor, elas teriam muitos anos de uso ainda. Mais informações sobre a entrevista com o presidente do conselho da IAI serão publicadas em breve.
VEJA TAMBÉM:
- IAI compra participação em brasileira
- IAI entra no capital de brasileiras para disputar projetos estratégicos
- Novos aviões-tanque terão envolvimento de indústrias brasileiras, segundo IAI
- A conversão de um Boeing 767 comercial em avião de reabastecimento em voo
- ‘Habemus’ KC-X2: FAB seleciona proposta da IAI para novo avião-tanque
- IAI entrega primeiro Boeing 767-200ER MMTT à Força Aérea Colombiana
- Aeronáutica estuda substituto do KC-137
- Aeronáutica vai trocar aviões que reabastecem caças