Completado o projeto técnico do caça russo-indiano de 5ª geração

1

Próxima fase, de Pesquisa e Desenvolvimento, deverá ter contrato assinado ainda neste ano, segundo a Sukhoi

A Sukhoi divulgou nota na quarta-feira, 10 de abril, sobre a finalização do contrato para desenvolver o esboço e projeto técnico do caça russo-indiano de quinta geração (PMI/FGFA). Segundo a empresa russa, o projeto do caça já foi completamente desenvolvido e as partes concordaram sobre a divisão do trabalho para a fase de pesquisa e desenvolvimento (P&D). Um contrato de P&D está sendo preparado e deverá ser assinado neste ano.

O primeiro acordo para desenvolver o caça russo-indiano de quinta geração foi assinado em 18 de outubro de 2007, e o contrato para desenvolver o esboço e projeto técnico do caça foi assinado em dezembro de 2010 pela Rosoboronexport (agência russa de exportação de armamentos), a Sukhoi e a Hindustan Aeronautics Limited (HAL).

Ao longo dessa primeira fase do projeto, profissionais indianos foram trinados na Rússia, recebendo dados originais e programas para criar um ambiente único de trabalho. Esse grupo vem trabalhando na Rússia desde janeiro de 2012, assim como um grupo de especialistas russos está trabalhando na Índia. A versão indiana terá algumas diferenças em relação ao protótipo russo devido a requerimentos específicos da Força Aérea Indiana.

A Sukhoi já está envolvida em programas conjuntos com a Índia, como a modernização dos caças Su-30MKI da Força Aérea Indiana e na integração do míssil de cruzeiro ar-solo BrahMos no Su-30MKI.

FONTE / FOTOS (do alto e do meio): Sukhoi (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)

FOTO DE BAIXO: Livefist

VEJA TAMBÉM:

wpDiscuz