Alenia Aermacchi recebe contrato de apoio logístico para os A-1 (AMX) da FAB
Na quarta-feira, 10 de abril, a Alenia Aermacchi informou em nota que assinou um contrato de três anos com a Força Aérea Brasileira (FAB) para serviços de apoio logístico à su frota de jatos A-1 (AMX). O valor do contrato foi divulgado em 58 milhões de euros (cerca de 75,7 milhões de dólares ou 150 milhões de reais).
O contrato inclui diversos elementos, segundo a empresa: apoio de engenharia no local (“on site” – uma equipe permanente da Alenia Aermacchi no Parque de Material Aeronáutico do Galeão, no Rio de Janeiro), serviços de apoio logístico, fornecimento de componentes e sobressalentes, além de revisão.
A nota afirma que a Alenia Aermacchi foi selecionada pela FAB devido à sua experiência anterior com logística no programa AMX e devido aos resultados comprovados em fornecer sobressalentes, além do alto nível de eficiência mantido para a frota de AMX em serviço na Itália. O AMX/A-1 é um jato de apoio tático desenvolvido na década de 1980 pela então Aeritalia (46.5%), Aermacchi (23.8%) e Embraer (29.7%), entrando em serviço nas Forças Aéreas Italiana e do Brasil no final daquela década.
O acordo é parte de um programa da FAB destinado a garantir total capacidade operacional da frota de A-1 pelos próximos 20 anos, estando integrado ao programa de modernização do avião, conhecido como A-1M, que é liderado pela Embraer e apoiado diretamente pela Alenia Aermacchi. Estas duas empresas recentemente assinaram um Memorando de Entendimento (MoU – Memorandum of Understanding) que estabelece uma parceria entre elas para o gerenciamento de todas as atividades de apoio logístico relacionadas à operação de AMX no Brasil, ao longo do ciclo de vida da frota.
O diretor executivo (CEO) da Alenia Aermacchi, Giuseppe Giordo, afirmou: “Com esse contrato, a Alenia Aermacchi e a Embraer reiteram sua colaboração de décadas a qual, nos anos 1970, permitiu o desenvolvimento, industrialização e produção no Brasil do treinador a jato MB.326 (AT-26 Xavante naFAB) e, depois, a colaboração industrial que resultou na criação do caça-bombardeiro ítalo-brasileiro AMX.”
FONTE: Alenia Aermacchi (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)
VEJA TAMBÉM:
- Projetos de reaparelhamento da FAB serão destaques na LAAD 2013
- IAE testa ‘canards’ em maquete do jato de ataque A-1 da FAB
- A-1 modernizado pousa pela primeira vez na Base Aérea de Santa Cruz
- Esquadrão de A-1 da FAB treina interceptação pela primeira vez
- Como seria o AMX-T da Venezuela?
- Entrevista com o ex-ministro da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do ar Mauro José Miranda Gandra
- Embraer realiza primeiro voo do A-1M e entrega últimas unidades do A-29 Super Tucano e do F-5M para a FAB
- Esquadrão Centauro (3º/10º GAV) completa 90 mil horas de voo
- 28 anos do primeiro voo do AMX
- O NAVFLIR do AMX
- AMX em testes com o MAR-1
- FAB ganha poder de fogo com ‘novo’ caça
- A-1: FAB e Embraer assinam contrato para suporte ao projeto de modernização
- Caça AMX lança bomba ‘inteligente’
- Jatos AMX italianos destroem antenas de rádio de insurgentes do Afeganistão
- 28 anos do primeiro voo do AMX
- AMX: a concepção do projeto – parte 1
- AMX: a concepção do projeto – parte 2
- AMX: a concepção do projeto – parte 3
- AMX: a concepção do projeto – parte 4
- Coletânea de matérias sobre o AMX
- O retorno do AMX?