Programa do avião de treinamento básico da UNASUL será coordenado pela Argentina – Brasil coordenará o do VANT

 

Nesta terça-feira, 9 de abril, representantes dos países membros da UNASUL oficializaram a formação de um comitê consultivo que desenvolverá o projeto do Avião de Treinamento Básico da UNASUL. Este tema foi lançado pela Argentina em reunião do bloco ocorrida no último trimestre do ano passado. Caberá a ela a coordenação deste projeto.

A maquete do avião apresentada na LAAD mostra um monomotor de asa baixa com trem de pouso triciclo (retrátil) e configuração de cabine em tandem. Lembra um pouco o antigo Pilatus PC-7. Segundo o folheto distribuído durante o evento, haverá duas versões: uma equipada com motor pistão de 300 HP e outra com um motor turboélice de 450 HP.

Por outro lado, fontes do Ministério da Defesa informaram com exclusividade ao Poder Aéreo/Revista Forças de Defesa que o Brasil coordenará, em um futuro não muito distante, o projeto do VANT (Veículo Aéreo Não Tripulado) comum dos países membros da UNASUL. Ainda não há um acordo formal sobre este programa, mas ele virá em breve, segundo as fontes.

wpDiscuz