Hoje pela manhã, durante a cerimônia da passagem de cargo do Comandante de Operações Navais (CON), o ministro da Defesa, Celso Amorim, informou rapidamente que o Brasil negocia um acordo na área de aeronáutica com o Senegal. Não foram dadas maiores informações sobre o modelo da aeronave ou a quantidade, mas acredita-se que o ministro esteja falando de uma possível venda de aviões de ataque leve Super Tucano para aquele país africano.

A Embraer recentemente entregou os primeiros Super Tucanos para a Força Aérea de Angola e a África tem se mostrado um mercado bastante promissor para este tipo de aeronave. Burkina Fasso e Mauritânia  também já compraram versões do turboélice fabricado pela Embraer recentemente. Este último país, inclusive, faz fronteira com o Senegal, que também é vizinho do Mali (veja o mapa abaixo). O Super Tucano é uma opção avançada para países com poucos recursos que necessitam de aeronaves de ataque leve em ambientes pouco exigentes.

Durante a cerimônia desta manhã o ministro também forneceu rapidamente algumas outras informações sobre o programa de reaparelhamento da Marinha, incluindo um projeto conjunto de navio de patrulha com o Peru e a Colômbia. Veja mais informações no site do Poder Naval.

VEJA TAMBÉM:

 

wpDiscuz