Mais notícias da Saab: modernização do Erieye para a FAB e sistema para Infraero

11

Empresa informou sobre pedido adicional da Força Aérea Brasileira para a modernização do sistema de missão Erieye AEW&C e encomenda para dois aeroportos brasileiros, por parte  da Infraero, do sistema avançado de controle e guiagem de movimentos de superfície A3000

Em notas divulgadas nesta segunda-feira, 8 de abril, a Saab informou sobre dois contratos no Brasil, um com a Força Aérea Brasileira (FAB) e outro com a Infraero.

Sobre o contrato com a FAB, trata-se de um pedido adicional para o programa de modernização do sistema de missão Erieye AEW&C (Alerta Aérea Antecipado e Controle), num valor total de 325 milhões de coroas suecas – cerca de 50,4 milhões de dólares ou 101 milhões de reais. Por meio dessa modernização, a capacidade operacional do Erieye é aprimorada. Isso faz parte do programa de modernização das aeronaves modelo Embraer 145 AEW&C, denominadas E-99 na FAB.

A encomenda foi realizada pela “Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate” (COPAC) da FAB, e a Saab recebeu um pedido da Embraer no final de fevereiro referente ao mesmo programa de modernização. As entregas ocorrerão de 2014 a 2017.

O E-99 realiza um papel importante no controle do espaço aéreo brasileiro e de vigilância das fronteiras, como prevenção ao tráfico de drogas e outras atividades ilegais. O Erieye também deverá ser utilizado para prover segurança em dois grandes eventos esportivos, incluindo as Olimpíadas 2016, no Brasil.

Segudo Micael Johansson, chefe da área de negócios de sistemas eletrônicos de defesa daq Saab, “o sistema Erieye da Força Aérea Brasileira instalado no Embraer 145 tem estado em serviço operacional por aproximadamente dez anos e, com as novas características agora comissionadas, nosso cliente brasileiro terá um sistema ainda melhor para controlar o espaço aéreo e prevenir atividades criminosas.”

Sistema de controle de movimentos de superfície para a Infraero

Também nesta segunda-feira, a Saab informou que um consórcio entre sua subsidiária HITT Traffic e a Ambriex e RRJ Engenharia recebeu, por parte do operador brasileiro de aeroportos Infraero, um contrato para fornecer  para dois aeroportos internacionais do Brasil o sistema avançado de controle e guiagem de movimentos de superfície  A3000. O sistema, desenvolvido e oferecido pela HITT, será utilizado para apoiar os controladores de tráfego aéreo nos aeroportos internacionais do Galeão (Rio de Janeiro) e Afonso Pena (Curitiba).

O sistema é empregado para guiar o tráfego em aeroportos, especialmente em situações de baixa visibilidade como neblina e à noite. Segundo a Saab, o sistema é utilizado em aeroportos como Frankfurt, Cingapura e Shanghai. A HITT Traffic é o principal ponto de contato com a Infraero e a RRJ Engenharia realiza obras civis para esse projeto desafiador em ambientes ativos de aeroportos.
O sistema deverá estar operacional em 25 meses, segundo a nota da Saab.

FONTE: Saab (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de originais em inglês)

VEJA TAMBÉM:

Publicidade

wpDiscuz