Caças Gripen C suecos realizam testes de disparos de canhão na Suíça

16

Verificação do desempenho da arma de 27mm faz parte do programa de testes após a seleção do Gripen E pelos suíços – demonstrador do Gripen F, que é um biposto, não é equipado com canhão interno

O Departamento de Defesa da Suíça informou em nota nesta segunda-feira, 8 de abril, que dois caças Gripen C suecos pousaram na base suíça de Emmen nesta manhã. Durante a semana, as duas aeronaves realizarão disparos de verificação técnica com o canhão orgânico (interno) de 27mm, no campo de tiros de Axalp. Os caças chegaram à Suíça após um voo de duas horas a partir de Linköping, na Suécia.

Está planejado um total de cinco missões com diversas passagens de tiro, com as duas últimas missões empregando munição real. Os caças serão voados por pilotos de teste da Saab (fabricante sueca do caça) e da armasuisse (organização Suíça responsável pelo armamento das Forças Armadas).

Esta campanha utiliza modelos de um só lugar (Gripen C) porque os modelos bipostos (Gripen D e o demonstrador Gripen F) não são equipados com canhão interno. Até o momento, nenhum disparo de canhão do Gripen já havia sido realizado na Suíça. Após a seleção do jato sueco pela Suíça, é hora de realizar testes de disparo do canhão orgânico do caça na topografia suíça e, por essa razão, um piloto suíço recebeu treinamento no Gripen C.

Até o momento, o Gripen realizou os seguintes voos na Suíça:

  • Julho/agosto 2008 – avaliação para o programa de substituição parcial do F-5 Tiger II (Tiger Partial Replacement – TTE) com duas aeronaves Gripen D;
  • Outubro de 2012 – apresentação do demonstrador do Gripen F em Axalp;
  • Janeiro de 2013 – apresentação do demonstrador do Gripen F no Programa de Armamento 12 (RP12)

As razões e as metas para os disparos de verificação técnica do canhão orgânico do Gripen na Suíça são:

  • Realização na Suíça dado que a topografia suíça difere da sueca;
  • Após a seleção do fornecedor, é a primeira oportunidade para testes técnicos com o canhão orgânico do Gripen na topografia suíça;
  • Testes da mira e do canhão orgânico;
  • Testes e verificações das funções, desempenho e confiabilidade.

Em nota a respeito dos testes, a Saab informou que o chefe de pilotos de testes da Saab, Richard Ljungberg, realizará os testes junto a um piloto suíço (nota do editor: como são dois jatos de um só lugar, subentende-se que voarão as missões juntos), e que o campo de provas de tiro de Axalp está localizado a uma altitude de 2.200 metros, na área montanhosa central da Suíça.

FONTE / FOTOS: Departamento de Defesa da Suíça e Saab (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de originais em inglês)

VEJA TAMBÉM:

wpDiscuz