Segundo matéria publicada na Flightglobal nesta segunda-feira, 8 de abril, a Boeing está mostrando uma versão atualizada de seu conceito de caça de sexta geração F/A-XX. A apresentação do conceito atualizado foi feita na “Navy League’s Sea-Air-Space Exposition”, que ocorre nesta semana na Capital dos Estados Unidos, Washington.

Trata-se de um caça furtivo bimotor, sem cauda, que segundo a Boeing oferece “possibilidades tripuladas ou não tripuladas para a Marinha dos EUA”. O projeto mostra difusores das tomadas de ar para regime supersônico que remetem aos encontrados no F-35  “Joint Strike Fighter” (veja abaixo imagem dos difusores do F-35).

O projeto também apresenta “canards”, o que surpreende pois, geralmente, considera-se que essas superfícies de controle comprometem a seção-reta-radar frontal de uma aeronave furtiva. Porém, a ausência de superfícies verticais na cauda  sugerem que o avião seria otimizado para uma furtividade todo-aspecto de grande banda, que seria necessária a operações nos ambientes de ameaças e negação de acesso mais exigentes.

A reportagem da Flightglobal também destaca a visibilidade traseira restrita devido à forma de instalação da cabine na versão tripulada. Assim, sugere que deva haver um auxílio de sensores como as seis câmeras de infravermelho do DAS (distributed aperture system) do F-35.

O conceito F/A-XX da Boeing é uma resposta a um pedido de informação (RFI) emitido em abril de 2012 pela Marinha dos EUA. Foi um pedido de dados para um substituto à frota de F/A-18E/F Super Hornet e EA-18G Growler da Boeing, para a década de 2030. Espera-se que a frota de Super Hornet atinja o final da vida útil de 9.000 horas por volta daquela década.

Segundo o RFI, trata-se de uma solicitação à indústria de “candidatos para soluções destinadas a aeronaves baseadas em porta-aviões de propulsão nuclear (CVN) para prover supremacia aérea com uma capacidade de ataque multitarefa em ambientes de operação em áreas  anti-acesso ou de negação de acesso (anti-access/area denied – A2AD). As missões primárias incluem, embora não estejam a elas limitadas, guerra aérea, ataque, guerra de superfície e apoio aéreo aproximado (AW, STW, SUW, CAS).”

Autoridades da Marinha dos EUA disseram, na ocasião, que esperavam que qualquer novo projeto do F/A-XX deveria aumentar bastante o alcance e capacidades cinemáticas em relação aos aviões táticos existentes.

FONTE / IMAGEM (via Boeing): Flightglobal (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)

FOTO DE BAIXO (detalhe dos difusores do F-35): Lockheed Martin

COLABOROU: Edgar

NOTA DO EDITOR: o caça sino-paquistanês JF-17 Thunder também apresenta difusores similares, posicionados à frente de suas tomadas de ar. Estes podem ser vistos nos recortes (detalhe) das fotos abaixo, do site do Pakistan Aeronautical Complex, que denomina as entradas de ar bifurcadas que apresentam essa solução aerodinâmica como “tecnologia BUMP“.

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