Embraer usará experiência do Phenom para entregar Super Tucano em tempo à Força Aérea dos EUA
A entrega do primeiro A-29 Super Tucano para a USAF em menos de um ano será uma tarefa desafiadora para a Embraer, disse o presidente da subsidiária norte-americana. “Será um desafio sem dúvida em manter este cronograma,” disse Gary Spulak, presidente da Embraer Aircraft Holding.
Pelos termos do contrato do programa “light air support” (LAS) a Embraer e a contratante principal, a Sierra Nevada, devem entregar o primeiro A-29 no primeiro trimestre de 2014. Neste período, a Embraer deve instalar uma linha de montagem em Jacksonville, Florida, contratar e treinar 50 funcionários e entregar a aeronave totalmente montada e armada.
Spulak, no entanto observa que a Embraer enfrentou uma situação semelhante quando criou uma segunda linha de montagem do jato executivo Phenom em Melbourne, Florida, em complemento à linha de montagem de São José dos Campos.
A Embraer terminou a construção da unidade de Melbourne em fevereiro de 2011 e entregou o primeiro Phenom 100 feito em solo americano menos de um ano depois, em dezembro. A produção atingiu 20 aeronaves em 2012 e espera-se que chegue a 32 este ano e até 60 em 2014.
O processo de montagem do Super Tucano está baseado na experiência com o Phenom, que une as estruturas da fuselagem enviadas para Jacksonville e monta a cauda, asa, trem de pouso e sistemas nos EUA.
“É um processo parecido com o que foi visto em Melbourne,” disse Spulak. “Em termos de entrega, por coincidência, também é idêntico. Portanto, estamos muito, muito confortáveis com o tempo que nos resta.”
FONTE: flightglobal (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)
FOTOS: Embraer