Quatro propostas para o futuro jato de treinamento polonês

9

O ministro da Defesa polonês revelou que quatro ofertantes apresentaram propostas para a concorrência do futuro jato de treinamento avançado da Força Aérea, cuja data limite era 2 de abril.

São eles: Aero Vodochody Checa, que está oferecendo o L-159T1; Alenia Aermacchi, com o Master M-346; BAE Systems, com o AJT Hawk, e Lockheed Martin UK, provavelmente com o T-50 Golden Eagle, que foi desenvolvido em conjunto com a KAI (Korea Aerospace Industries).

O porta-voz do Ministério, Jacek Sonta, disse que agora começará a fase de avaliação dos candidatos para ver se os mesmos satisfazem as condições de participação.

Dos quatro, apenas a BAE Systems comentou publicamente sobre a sua participação na competição. “A BAE Systems confirma que apresentou uma resposta ao anúncio da concorrência para a exigência AJT e aguarda a discussões contínuas sobre esta oportunidade. Nossa oferta será baseada no comprovado treinador a jato Hawk”, diz Paul Dawkins, chefe da campanha do Hawk AJT para a Polônia.

Varsóvia tem interesse em adquirir oito aeronaves AJT. Extra-oficialmente, as negociações técnicas devem começar em meados de julho, e as ofertas finais devem ser apresentadas em novembro. O vencedor será escolhido no final do ano, com o posterior acordo para estender o período de 15 de janeiro de 2014 a 30 de Novembro de 2017.

FONTE: flightglobal (tradução e edição do Poder Aéreo a partir do original em inglês)

FOTOS: Alenia Aermacchi, Aero Vodochody, BAE Systems e KAI

VEJA TAMBÉM:

wpDiscuz