Taiwan com todos os seus Hawkeye novamente
Quatro aeronaves de alerta aéreo antecipado (AEW) que haviam sido enviadas para os Estados Unidos para atualizações retornaram para a Força Aérea da República da China (Taiwan) no último dia 28 de março.
As aeronaves, originalmente designadas como E-2T e renomeadas E-2K após as atualizações, foram recebidas durante uma cerimônia na Ala Aérea 439, localizada no centro da cidade de Taichung. A cerimônia foi presidida pelo Chefe do Estado-Maior, General Yen Ming.
Os aviões foram adquiridos os EUA em Novembro de 1995. O programa de atualização é parte dos esforços dos militares para atualizar seus meios firmado com os EUA em outubro de 2008 e incluiu a atualização de quatro E-2T para a configuração Hawkeye 2000 a um custo estimado de US$ 2,5 bilhões.
O projeto de modernização foi realizado em duas etapas para evitar a formação de uma lacuna na capacidade de defesa aérea do país. Dois E-2T foram enviados para os EUA para atualização em junho de 2010. Eles voltaram a Taiwan em novembro de 2011. Outros dois foram enviados em 2011. Eles voltaram para Taiwan no início deste mês.
Agora as aeronaves estão equipadas com hélices mais eficientes de oito pás e seu radar de vigilância foi atualizado também.
FONTE: China Post (tradução e adaptação do Poder Aéreo a partir de original em inglês)
NOTA DO EDITOR: além dos quatro E-2K citados no texto, Taiwan também possui dois E-2 Hawkeye 2000 (foto meramente ilustrativa)