A-4 argentinos de ontem e hoje, no aniversário da V Brigada Aérea da FAA

11

Na foto divulgada pela Força Aérea Argentina (FAA) na última quarta-feira, 27 de março, pode-se ver no mesmo hangar dois jatos A-4 da FAA em duas versões bem distintas, marcando presença nas comemorações de 64 anos de criação da V Brigada Aérea, celebrada em 15 de março.

A V Brigada, chamada também de “La Cuna de Halcones” e “Brigada Heroica”, tem uma história cujas atividades aéreas remontam a 1934. Já como V Brigada, essa história começa em 15 de março de 1949, quando o Decreto Nº 6.433 transformou a então Base Aérea Militar em V Brigada Aérea, quando voava bombardeiros pesados quadrimotores Avro Lincoln e Lancaster, de origem britânica.

A visão mais familiar dos jatos de ataque A-4 Skyhawk começou em 1966, quando os primeiros 12 aviões da versão A-4B pousaram na brigada. Mais tarde, a dotação dessa aeronave na unidade chegou a 49 exemplares. Os jatos participaram da Guerra das Malvinas em 1982, a partir das bases de Río Gallegos e San Julián, quando também foram incorporados os modelos A-4C procedentes da IV Brigada Aérea. Aeronaves daquela época são representadas, na imagem acima, pelo A-4 visto no lado esquerdo da foto.

Foi em 1997 que se incorporou à V Brigada a versão modernizada A-4AR Fighting Hawk, que permanecem até hoje em serviço, representando os aviões de combate de tecnologia mais avançada da Força Aérea Argentina. Um exemplar desses jatos é visto no hangar, ao fundo. Veja mais matérias sobre os A-4AR e seus predecessores na FAA clicando nos links a seguir.

FONTE / FOTO: Força Aérea Argentina (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em espanhol)

VEJA TAMBÉM:

wpDiscuz