O relacionamento entre a Eurocopter Malaysia e a Royal Malaysian Air Force (RMAF) continua nos níveis históricos mais baixos devido às restrições que afetam o helicóptero EC725.

Problemas na caixa de transmissão da versão civil EC225 fizeram com que a aeronave fosse excluída de todos os voos acima do mar e as avaliações continuam. Uma autoridade local disse a Shephard que a Eurocopter estava ciente dos problemas antes da entrega de dois helicópteros em novembro passado, mas não informou à RMAF. Sem surpresas, a RMAF não está satisfeita com a situação.

Isto significa que a RMAF não pode operar a aeronave plenamente. O treinamento e a capacitação estão sendo tremendamente afetados pela necessidade de se fazer uma inspeção a cada duas horas e meia quando o helicóptero voa por mais de 20 minutos com mais de 70% de torque.

Técnicos da Eurocopter e da RMAF então avaliam o HUMS interno na busca por problemas. Enquanto a Eurocopter acredita que tenha encontrado a principal fonte do problema, levará algum tempo até que as atuais restrições sejam levantadas.

A RMAF até o momento recebeu dois dos 12 EC725 encomendados, e ambos operam no Esquadrão 10, baseado em Kuantan. O EC725 foi introduzido em 2005 e a versão francesa foi empregada no Afeganistão.

FONTE: Shepard (tradução e edição Poder Aéreo a partir do original em inglês)

VEJA TAMBÉM:

wpDiscuz