Gripen E/F e sua carga de mísseis ar-ar: testes de hoje, possibilidades de amanhã
Na foto acima, o demonstrador da nova geração (NG) do caça sueco Gripen, às vezes também chamado de aeronave de testes do Gripen F (embora as possíveis encomendas de nova geração ainda só tratem do modelo E, monoposto), é visto demonstrando uma carga de quatro mísseis Meteor de médio alcance e dois IRIS-T de curto alcance.
A demonstração foi feita em janeiro deste ano na Suíça. Pode-se reparar, clicando na foto para ampliá-la, que há duas estações vazias na fuselagem ao lado da que está ocupada por um tanque externo central. Podemos contar seis mísseis ar-ar no total.
Numa possibilidade mostrada em ilustração da Saab da futura aeronave suíça, logo acima, pode ser vista uma carga de três mísseis Meteor sob a fuselagem (um deles no lugar do tanque central externo da foto do alto), além dos quatro sob as asas, aos quais se somam os dois IRIS-T dos trilhos pontas das asas. Nessa imagem que já foi divulgada aqui no site, um total de nove mísseis ar-ar poderia ser levado pelo caça – evidentemente à custa de outras cargas externas, como tanques de combustível.
Já imagem no site da campanha do caça para o Brasil, logo abaixo, há uma ilustração com várias possibilidades de transporte de mísseis ar-ar, com a diferença que, na estação central da fuselagem (denominada 5C), não aparece a possibilidade de transporte de um míssil ar-ar como na imagem acima.
Outra curiosidade é que apenas os mísseis de médio alcance AIM-120 aparecem como possibilidades nas duas estações da fuselagem (5R e 5L), com o Meteor surgindo como opção apenas nos pilones sob as asas (vale lembrar que a estação 4, mais à frente sob a fuselagem, é destinada a um pod designador). Assim, o máximo de mísseis ar-ar transportados nesta ilustração, em variadas opções, chega a um máximo de oito unidades.
Com a continuidade do desenvolvimento da nova geração do caça para a Suíça e a Suécia, decorrente da aprovação de verbas para esse fim (veja links abaixo) é possível que essas diferentes configurações divulgadas em momentos diversos se consolidem. Assim, com a eventual produção de novos protótipos para as campanhas de testes da nova versão (um deles previsto para este ano, conforme matéria da lista abaixo), talvez vejamos nos próximos anos a divulgação de imagens com mísseis sendo transportados nessas estações da fuselagem, ou mesmo fotos de testes de separação das armas.
IMAGENS: Saab
VEJA TAMBÉM:
- Saab recebe segundo pedido para desenvolvimento do Gripen E
- Saab assina contrato que pode chegar a U$ 7,5 bi para o desenvolvimento e produção do Gripen E/F
- Um Gripen conjunto para Suécia e Suíça
- Seminário na Suécia vai responder a questões sobre o Gripen E para a mídia
- Governo Sueco aprova compra de 60 Gripens NG
- Novidades do Gripen: protótipo 39-8 da versão E/F deverá voar em 2013
- Forças Armadas da Suécia querem Gripen modernizado
- Gripen na Suíça: ratificação da compra poderá ocorrer em junho deste ano