Avança na linha de montagem o mais moderno exemplar do Eurofighter

2

Aeronave IPA 8 é destinada a testar sistemas do último padrão, o Tranche 3, como o radar de varredura eletrônica e equipamentos de missão

Nesta terça-feira, 26 de março, o consórcio Eurofighter informou que a produção da aeronave no padrão mais moderno do Tranche 3 está avançando nas instalações da Cassidian, em Manching (Alemanha). Trata-se do exemplar IPA 8 – “Instrumented Production Aircraft 8”, destinado a testes dos novos sistemas da mais recente versão do Typhoon. Na linha de montagem de Manching, o exemplar recentemente teve as coneções das asas, cabine e superfície vertical realizadas com a fuselagem. O IPA 8 passou agora a uma nova estação da linha, onde serão instalados o sistema hidráulico, componentes defensivos e sistemas elétricos, além do cabeamento.

Segundo Berndt Wuensche, diretor do Programa Eurofighter na Cassidian, o IPA 8 “é baseado no último padrão de construção do Eurofighter Tranche 3, sendo também equipado com instrumentação de voos de teste no estado da arte. Isso o torna o mais avançado Eurofighter no mundo.” Wuensche completa: “O IPA 8 pode realizar contribuições essenciais no desenvolvimento das capacidades do Eurofighter nas próximas décadas, como os feixes de varredura eletrônica do radar, integração avançada de armas e melhorias nos equipamentos de missão.”

Todos os quatro parceiros do programa (Alemanha, Espanha, Itália e Reino Unido) têm seus próprios aviões de teste, em que experimentam as novas capadidades que cada um de seus desenvolvimentos foca. No caso da Cassidian, o foco é o sistema de controle de voo, características de voo, sistemas de radar e controle de fogo, além do sensor infravermelho.

Até o momento, o consórcio Eurofighter tem 719 caças Typhoon em contrato. Destes, 571 foram encomendados, dos quais 355 entregues.

FONTE / FOTO: Eurofighter (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)

VEJA TAMBÉM:

wpDiscuz