Segundo representante da Kamov, WZ-10 chinês baseou-se em projeto russo

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O construtor principal da empresa Kamov, Serguei Mikheev, apresentou, na feira Heli-EXPO de Las Vegas, informações segundo as quais o WZ-10, que é o principal helicóptero militar moderno com que está a ser equipada a aviação do exército da China, foi criado com base num esboço de projeto da autoria da Kamov.

Essa declaração permite ver de outra forma o papel da Rússia no desenvolvimento do fabrico de helicópteros chinês.

Desde os anos de 1970 que a indústria de helicópteros da China se desenvolvia se apoiando na cooperação com os fabricantes europeus. Os tipos de helicóptero de base principais que a indústria chinesa fabrica, o Z-8, o Z-9 e o Z-11, são versões sob licença, ou cópias criadas por iniciativa própria, de helicópteros franceses.

Quando apareceram as primeiras fotos do WZ-10, a maioria dos observadores estrangeiros não suspeitou que havia influência russa nesse helicóptero. Como fonte tecnológica estrangeira era sobretudo citada a companhia anglo-italiana Agusta Westland.

No entanto, segundo o construtor principal da empresa Kamov Serguei Mikheev, o esboço de projeto tinha sido executado em 1995 no âmbito de um contrato com a parte chinesa e de acordo com o caderno de encargos preparado pelos chineses. A Kamov não participou no posterior desenvolvimento do helicóptero e, por isso, não se pode dizer que o WZ-10 tenha sido concebido pela Rússia. Entretanto, a declaração de Mikheev permite avaliar de uma nova forma o papel da Rússia no desenvolvimento da construção de helicópteros pela China nas últimas décadas.

O projeto em esboço é apenas o primeiro passo na criação de um aparelho. Os desenvolvedores russos, se apoiando na sua vasta experiência, puderam indicar aos chineses apenas as abordagens de base e os princípios de solução para os problemas. A realização do projeto e as soluções técnicas em concreto são exclusivamente chinesas. O helicóptero WZ-10 percorreu um longo e penoso caminho na busca de soluções ótimas e na eliminação das falhas. Ele realizou o seu primeiro voo em 2003 e sua entrada ao serviço nas unidades se iniciou a partir de 2010. Durante muito tempo, ele não teve um motor chinês adequado, por isso os protótipos usavam motores importados da Pratt&Whitney of Canada.

Apesar de a maioria dos helicópteros completos terem sido comprados pela China à Rússia (Mi-17, Ka-27, Ka-32 e Mi-26), a indústria de construção de helicópteros continua se desenvolvendo em estreita cooperação com o consórcio construtor europeu Eurocopter. Em conjunto com os europeus, está a ser desenvolvido o principal projeto perspectivo da construção de helicópteros chinesa que é o novo helicóptero multifuncional Z-15 com 6 toneladas.

A China está a discutir neste momento com a Rússia um novo projeto conjunto importante na área da construção de helicópteros que é o projeto conjunto de um helicóptero pesado de transporte. Está previsto que ele seja inferior em peso de decolagem e em carga útil ao gigante russo Mi-26, mas ele será superior ao Mi-17. As conversações, que tiveram início ainda em 2008, estão a decorrer com grande dificuldade. As partes discordaram durante bastante tempo do aspeto técnico do aparelho e da parte do projeto que iria caber a cada uma das partes. As direções políticas da Rússia e da China, no entanto, sublinharam por diversas vezes o seu interesse nesse projeto, o que permite supor que, no final, ele será realizado em termos práticos.

FONTE:
Voz da Rússia

NOTA DO EDITOR:
este helicóptero e outros armamentos chineses estão num artigo da revista Forças de Defesa número 7, em breve numa banca perto de você.

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