Placar ‘pré-jogo’ do LIMA 2013 da Malásia: Typhoon 4, Rafale 2
–
Eurofighter informa que 4 Typhoons estarão na exibição na Malásia, enquanto a Dassault faz referência a 2 Rafales – evento começa nesta terça-feira e inclui exibições aéreas destas e outras aeronaves
–
Se para a futura concorrência da Malásia para caças valesse alguma coisa a quantidade de aeronaves mandadas para o LIMA 2013 (Langkawi International Maritime & Aerospace Exhibition), o consórcio Eurofighter estaria largando na frente da francesa Dassault. Segundo o site do consórcio europeu, nada menos do que quatro jatos Typhoon da RAF (Força Aérea Real Britânica) foram deslocados para participar do evento, que começa nesta terça-feira (26/3) e vai até sábado (30/3). Por seu lado, os franceses levaram “apenas” dois caças Rafale, segundo o site da Dassault.
Mas quantidade não deverá fazer diferença no evento (a não ser para formar uma bela linha no pátio), e sim a qualidade das exibições em voo para o público e do marketing de seus fabricantes para os políticos e militares da Malásia. Sobre as exibições, nota do consórcio Eurofighter destaca que haverá apresentações do Typhoon, e que o tenente Jamie Norris, que deverá pilotar o caça nas apresentações, treinou duro para esses voos durante o rigoroso inverno inglês com sua equipe, do esquadrão 29 da RAF.
Já o site da Dassault, em uma nota bastante discreta e sucinta (comparada a duas notas que a BAE Systems / consórcio Eurofighter dedicou ao tema) não menciona apresentações em voo dos dois caças Rafale enviados à Malásia. Apenas afirma que estarão em exibição estática, assim como uma maquete para estande. Porém, a página do LIMA 2013 informa que o Rafale vai exibir suas qualidades de voo para o público do evento.
Os dois “eurocanards” bimotores não estarão sozinhos: ainda segundo a organização do LIMA 2013, o “eurocanard” monomotor Gripen da sueca Saab também se exibirá, com a apresentação de um exemplar da Força Aérea Real da Tailândia. Além dos caças europeus, um F/A-18F Super Hornet da norte-americana Boeing tem exibição em voo agendada.
O motivo de todos esses deslocamentos é óbvio: a concorrência para substituir os MiG-29 da Malásia, que deverá ocorrer mais tarde neste ano. Falando nos MiG-29, nada menos do que sete exemplares malaios deverão se exibir, assim como dois Su-30 da Força Aérea Real da Malásia. Da família Flanker, também comparecerão cinco Su-27 da equipe de exibição “Russian Knights”.
Para conferir todas as aeronaves que estarão no LIMA 2013 (além das que se exibirão em voo, mostradas na tabela acima), clique no site do evento, logo abaixo.
FONTES: Eurofighter, Dassault e LIMA 2013
IMAGENS: RAF , LIMA 2013 e Armée de l’air
VEJA TAMBÉM:
- Caças F-18 e jatos Hawk da Malásia atacam invasores filipinos
- Malásia adia retirada de serviço dos MiG-29N
- Empresa da Malásia quer fabricar motor Snecma M88 do Rafale
- Eurofighter vai brigar também na Malásia
- Razões para comprar o Rafale, por Merialdo
- Na Malásia, Saab destaca custo-benefício de longo prazo do Gripen
- Para jornal francês, Rafale com RBE2 AESA é motivo de temor para os EUA
- Rússia prevê a venda de até 1.000 caças PAK FA, inclusive ao Brasil
- Flanker com aviônica francesa
- ‘É um grande momento para pechinchar no mercado de caças’
- Fulcrums, Hornets e Eagles combatem sobre a Malásia
- Irkut Corporation finaliza entrega dos SU-30МКМ à Malásia
- Saab mira Leste Europeu e Ásia para sustentar a linha do Gripen
- Malásia interessada em AEW e Gripen
- Diga-me sobre quem voas e te direi quem és
- Os programas ‘F-X’ na Ásia, no mundo e na revista Forças de Defesa 4