Com a nova encomenda de desenvolvimento, este se torna mais custo-efetivo, segundo a empresa

A Saab divulgou nota nesta sexta-feira, 22 de março, sobre nova encomenda feita pela FMV (Administração Sueca de Defesa) relacionada ao desenvolvimento do Gripen E, que é o nome da versão operacional da nova geração do Gripen.

Esta encomenda segue-se à que foi anunciada em 15 de fevereiro de 2003 com o valor de 10,7 bilhões de coroas suecas (1,65 bilhão de dólares)  incluindo desenvolvimento e modificações do Gripen E para a Suécia e a possível encomenda de exemplares novos do Gripen E para a Suíça no período 2013-2026.

A encomenda anunciada nesta sexta-feira, no contexto do acordo com a FMV t0rnado público em 15 de fevereiro, também tem valor de 10,7 bilhões de coroas suecas / 1,65 bilhão de dólares, e engloga operações no período 2015-2023. As atividades incluem trabalhos de definição e desenvolvimento assim como adaptação de equipamentos de teste e avaliação, simuladores e “rigs”.
O valor total de possíveis encomendas, dentro do acordo, pode chegar a 47,2 bilhões de coroas suecas (cerca de 7,28 bilhões de dólares), dos quais 13,2 bilhões de coroas (aproximadamente 2 bilhões de dólares) foram agora recebidos. Novos pedidos dentro do acordo são esperados para 2013 e 2014.

Segundo o diretor executivo (CEO) da Saab, Håkan Buskhe, trata-se de “uma encomenda estrategicamente importante e de grande significado tanto para a Saab como empresa quanto para o Gripen como um sistema. O Gripen é um dos mais modernos sistemas de avião de caça e por meio desse pedido de desenvolvimento, além da esperada encomenda de modificação da Suécia, temos uma forte vantagem competitiva, neste momento em que ampliamos nossos esforços no mercado de exportação.”

O sistema Gripen é hoje utilizado como avião de caça por cinco países e também pela Força Aérea Real britânica (RAF), para treinamento de pilotos de provas.

Lennart Sindahl, chefe da área de negócios aeronáuticos da Saab, acrescentou: “Agora temos encomendas da FMV para o desenvolvimento completo do Gripen E, o que torna possível para nós, além da FMV e nossos parceiros, trabalharmos de maneira bastante custo-efetiva. Nos nossos programas civis, no projeto Neuron e no programa do Gripen Demo, nós sitematicamente desenvolvemos e testamos uma metodologia para desenvolvimento de sistemas de aeronaves, passo a passo, o que nos torna particularmente efetivos na nossa indústria, num nível global.”

Como foi tornado público em 15 de fevereiro, outros itens do acordo com a FMV incluem: para a Suécia, possíveis encomendas de modificação de 60 jatos Gripen C para Gripen E, com as primeiras entregas à Suécia em 2018; equipamentos específicos de missão e apoio, além de manutenção, para o Gripen E à Suécia, com entregas iniciais em 2018, e; entrega de 22 aeronaves Gripen E totalmente novas, e equipamentos relacionados, à Suíça, caso este país adquira o Gripen E.

O acordo inclui o direito à FMV – condicional a certos pré-requisitos – de realizar cancelamentos no todo ou em parte. Nesse caso, a Saab tem o direito de compensações pelos custos em que tenha incorrido e pelos custos de descontinuação. O acordo também inclui seções regulando as condições no caso da Suíça decidir não adquirir o Gripen E.

FONTE / IMAGENS: Saab (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)

VEJA TAMBÉM:

wpDiscuz