Pelo menos é esta a informação do site peruano ‘Generaccion’

 

Durante a visita de uma delegação da Fuerza Aérea de Chile (FACh) ao Uruguai foram feitos contatos com o governo de Montevidéu sobre uma possível venda de 12 jatos F-5 Tiger III para a Fuerza Aérea Uruguaya. As informações são do site do tipo PCI (plataforma ce comunicação interativa) Generaccion.com.

Segundo a nota publicada no site em 21 de março, a FACh enviou um grupo de F-5, incluindo um biposto, acompanhado de um Boeing KC-135 de reabastecimento aéreo. Os caças foram reabastecidos no ar duas vezes no voo entre Punta Arenas e Montevideu (1.300 milhas) em quase três horas de voo. Em caráter extra-oficial foi dito que o custo das 12 unidades giraria em torno de 80 milhões de dólares.

A “Fuerza Aérea Uruguaya” (FAU) procura por caças de interceptação para complementar os radares 3D Lanza, pois atualmente ela só conta com jatos A37B Dragonfly e bimotores IA58 Pucará (complementados por PC-7U). Ambos os tipos são aviões de ataque ao solo e não contam com as características de um interceptador.

O F-5 Tiger III da FACh foi modernizado com um radar multimodo Elta EL/M-2032, sistemas RWR, HOTAS, HUD EL-OP 2 e capacete DASH III para misseis Python III, IV e mais recentemente com o míssil BVR Derby.

Esta venda ocorreria porque o Chile está interessado em comprar caças F-16 usados da Dinamarca.

FONTE: Generaccion (tradução e edição do Poder Aéreo a partir do original em espanhol)

FOTOS: FACh

COLABOROU: Justin Case

NOTA DO EDITOR 1: confirmando-se a informação do Generaccion, o nosso editor “Nunão” acertou mais uma.  No primeiro link abaixo ele já havia informado sobre a possibilidade da venda. Já no último link, outros “palpites” do Poder Aéreo que, até o momento, vêm se confirmando.

NOTA DO EDITOR 2: enquanto alguns países como Chile vendem material militar usado, o Brasil escolhe outros meios. Além a doação de um Esquilo Biturbina que pertenceu à Marinha o governo deve doar mais alguns Tucanos da FAB para a FAU.

VEJA TAMBÉM:

wpDiscuz