As fotos divulgadas em 19 de março pelas Forças Armadas da Suécia mostram um tipo de exercício que é praticado periodicamente: o apoio aos caças Gripen do lado de fora dos hangares, sob quaisquer condições de clima e temperatura, para treinar o pessoal técnico em caso de desdobramentos e situações menos favoráveis de reabastecimento e remuniciamento dos caças.

O velho ditado diz: “É preciso gente no solo para colocar aviões no ar.” Assim, durante os exercícios de emprego da Força Aérea Sueca, o pessoal de terra pratica as operações de apoio aos caças Gripen por horas e horas, em variados tempos de alerta: pode haver cinco minutos ou duas horas para deixar tudo pronto para o trabalho.

As aeronaves pousam e precisam ser checadas de acordo com uma lista (checklist) para verificar sua operacionalidade par o voo, ao mesmo tempo em que são reabastecidas e remuniciadas com míssies, bombas e projéteis de canhão. Dependendo da situação, também é necessário realizar alguma manutenção e checagem no motor, coisas que normalmente são feitas no hangar mas que precisam ser treinadas do lado de fora, ao ar livre ou sob a proteção mínima oferecida por um hangarete. As técnicas e a logística para realizar esse trabalho sob baixas temperaturas precisam ser diferentes das que se utiliza no conforto dos hangares.

Nas imagens, pode-se ver trabalhos como reabastecimento e remuniciamento. Nessas ocasiões de práticas fora do abrigo dos hangares, nessa época do ano ainda é comum que a temperatura caia para 25 graus negativos.

FONTE / FOTOS: Forças Armadas da Suécia (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em sueco)

VEJA TAMBÉM:

wpDiscuz