Aeronaves do esquadrão 1/67 ‘Pyrénées’ cumpriram mais de 3400 missões e 3325 horas de voo no Teatro de Operações Afegão

Na semana passada, a Força Aérea Francesa divulgou nota sobre a última missão realizada pelo Esquadrão de Helicópteros (EH) 1/67 “Pyrénées” no Afeganistão, realizada em 24 de fevereiro. A unidade é equipada com aeronaves EC725 Caracal. A missão foi marcada pela seguinte fonia no rádio, às 19h45 hora (hora local) daquele dia:

– Controle de Kaboul, aqui é ‘Roxana 67.’

– Roxana 67, prossiga.

– Roxana 67 vai cortar os motores e sair… definitivamente!

Naquele instante, segundo a nota, a emoção foi grande na tripulação do helicóptero EC725 Caracal da Força Aérea Francesa, pois isso marcava a virada de uma página de sete anos de presença no Afeganistão, numa experiência sem equivalente naquele Teatro de Operações para o esquadrão  “primeiro a chegar, último a sair”.

A última missão se juntou a mais de 3400 outras realizadas, que somaram 3325 horas de voo realizadas e 229 evacuações aeromédicas (Medevac), em condições especialmente hostis, com temperaturas extremas e noites muito escuras.

Segundo a nota, a unidade esteve presente nos engajamentos mais marcantes do conflito, como a Emboscada de Uzbeen e a Batalha de Alasay. O esquadrão também realizou duas missões de Busca e Salvamento de Combate (C-SAR) atendendo a dois acidentes de helicópteros. Estes engajamentos operacionais renderam em novembro de 2011 a condecoração da Cruz do Valor Militar (Croix de la Valeur Militaire) à unidade.

FONTE / FOTOS: Força Aérea Francesa (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em francês)

VEJA TAMBÉM:

wpDiscuz