Phantom iraniano tenta interceptar VANT dos EUA

10

Avião não tripulado contava com duas escoltas

 

Um caça iraniano tentou interceptar um VANT armado MQ-1 dos Estados Unidos sobre águas internacionais no último dia 12 de março, mas foi desencorajado de executar a tarefa, informou o Pentágono ontem.

O MQ-1 realizava uma missão de vigilância de rotina classificada sobre as águas no Golfo Pérsico.

O Irã enviou um caça F-4 Phantom II para interceptar o VANT. “O ponto de maior aproximação entre as duas aeronaves distava 16 milhas”, informou o secretário de imprensa do Pentágono, George Little, em um documento.

Dois aviões militares dos EUA escoltavam o VANT naquele momento e o jato iraniano abortou a aproximação após alerta verbal.

Segundo Little, “todas as aeronaves norte-americanas permaneceram voando sobre águas internacionais todo o tempo”.

Em novembro uma aeronave do Irã disparou contra um VANT dos EUA sobre o Golfo Pérsico. Foram disparados dois mísseis que não atingiram o VANT. Após aquele incidente o governo dos EUA informou ao Irã que tal comportamento era inaceitável. O general Martin E. Dempsey, chefe do Estado-Maior conjunto, informou na época que as forças militares dos EUA continuariam voando missões e que os VANT seriam protegidos.

FONTE: US DoD (tradução e edição do Poder Aéreo a partir do original em inglês)

NOTA DO EDITOR: é incrível a capacidade do Irã em manter estas aviões voando. Já se passaram mais de 30 anos desde que os EUA impuseram um embargo militar àquele país do Oriente Médio e ele continua a voar e combater com estas aeronaves.

Publicidade

wpDiscuz