Cooperação franco-germânica: general da Luftwaffe voa no Rafale
Segundo notas divulgadas pela Força Aérea Francesa (Armée de l’air) e pela Força Aérea Alemã (Luftwaffe), o comandante da primeira visitou o comandante da segunda na Base Aérea de Nörvenich, próxima a Colônia, a convite deste. A visita, ocorrida nos dias 6 e 7 de março, incluiu voo conjunto, simbolizando a cooperação entre os dois países.
Na França, o comandante das Forças Aéreas (commandant les forces aériennes – CFA) general Guillaume Gelée – não confundir com o chefe do estado-maior da Força Aérea Francesa, que está acima deste – é responsável pelo treinamento e formação especializada das forças, o mesmo se dando com sua contraparte alemã, o tenente-general Peter Schelzig (Luftwaffenführungskommando – LwFüKdo).
Ambos os generais, na ocasião, trataram da cooperação franco-alemã no setor de aviação e, em especial, discutiram as preparações que foram feitas para operações no Mali, para onde os alemães recentemente enviaram um Airbus A310 MRTT (Multi Role Tanker Transport – avião multitarefa de reabastecimento aéreo e transporte) em acréscimo a dois transportes Transall alemães que já operam no país africano.
O general Schelzig voou no Rafale biposto que visitou a base de Nörvenich, pilotado pelo comandante Thierry Kubiak, que comanda o esquadrão 2/92 “Aquitaine” de conversão operacional, estacionado na Base Aérea 113 de Saint-Dizier. Kubiak, um dos mais experimentados pilotos de Rafale, demonstrou ao general alemão a versatilidade da aeronave que atualmente realiza operações em Mali.
Por sua parte, o general Gelée voou num Eurofighter Typhoon da Ala 31 “Boelcke” de caças-bombardeiros. Nesse voo, o general francês pôde conferir a alta razão de subida da aeronave, quando o piloto alemão no assento dianteiro apontou o jato agressivamente para o céu, com os pós-combustores ligados. O voo em conjunto durou 80 minutos e ambos os generais declararam-se bastante impressionados, após o pouso, com o desempenho das aeronaves.
Estão programados encontros regulares entre os dois generais neste ano, por ocasião do 50º aniversário do Tratado de Elysée assinado pelo general de Gaulle e o chanceler Adenauer. Os países vêm treinando em conjunto seus controladores aéreos avançados, especialidade que vem mostrando suas capacidades na operação Serval, no país africano.
FONTES / FOTOS: Força Aérea Francesa e Força Aérea Alemã (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de originais em francês e alemão)
NOTA DO EDITOR: se você se interessa em saber mais sobre o nome “Boelcke” que batiza a Ala 31 da Luftwaffe, clique nos três últimos links da lista a seguir. Para saber mais sobre o Eurofighter Typhoon, o Rafale e outras cooperações entre países que os operam, clique nos demais links.
VEJA TAMBÉM:
- Força Aérea Alemã recebe seu centésimo Eurofighter Typhoon
- Primeiros Typhoons ‘caças-bombardeiros’ entregues à Luftwaffe
- Cooperação franco-britânica: piloto de Typhoon da RAF sola no Rafale
- Piloto francês de Rafale fará intercâmbio com piloto britânico de Typhoon
- Separados no nascimento: Typhoons e Rafales voando sobre a França
- Rafale e Tyhpoon voando juntos sobre a Escócia, com altos oficiais
- Os primeiros ases e as regras básicas do combate aéreo
- A atrição nos combates aéreos da Primeira Guerra Mundial e os maiores ases
- Mais sobre formações de combate