Esquadrão de F-15 da USAF foi o ‘top’ em superioridade aérea de 2012

37

‘Troféu Raytheon 2012’ foi ganho pelo 44º Esquadrão de Caça da Força Aérea dos EUA, atualmente operando a partir da base de Kadena no Japão, que voou mais de 3.000 surtidas no ano passado em três continentes

Em nota divulgada em 11 de março pela Força Aérea dos Estados Unidos (USAF), foi informado que o 44º Esquadrão de Caça (44th FS), equipado com jatos F-15 e atualmente baseado em Kadena, no Japão, conquistou recentemente o “Raytheon Trophy” de 2012. O prêmio é disputado anualmente desde 1953, premiando o esquadrão “top” de superioridade aérea ou defesa aérea da USAF. As unidades são avaliadas tanto em relação ao desempenho em missões operacionais, treinamento e organização como um todo, quanto em conquistas individuais, prêmios e em seus programas de incentivo.

O esquadrão fechou o ano de 2012 acumulando mais de 3.000 surtidas e ultrapassando 5.000 horas de voo, provendo também superioridade aérea para 11 países em três continentes. A unidade também esteve desdobrada por mais de 290 dias, o que traz sua dose de desgaste para seus integrantes e suas famílias, segundo o tenente-coronel David Eaglin, comandante do 44th FS. “Para crédito deles, ninguém reclamou uma única vez. Eles apenas ensacaram suas coisas, prepararam-se e fizeram o que foi mandado fazer”, completou Eaglin.

Em 2012, o esquadrão realizou mais pelos interesses globais dos EUA, tanto em casa quanto no exterior, do que qualquer outro esquadrão de caça no mundo, segundo a nota da USAF. Seus membros reescreveram um plano de operações conjuntas e combinadas que está agora sendo adotado por Forças Aliadas na Europa Central. Também participaram em dois grandes desdobramentos de contingência, três exercícios “flag-level”, seis exercícios de treinamento internacionais, cinco exercícios de prontidão internacional e quatro shows aéreos internacionais.

“Tanto voando de sua base de linha de frente no Pacífico ou protegendo ativos comuns ao redor do mundo, o 44th FS sempre pôde prover supremacia aérea sem paralelo”, disse o tenente-general Stanley Kresge, vice-comandante das Forças Aéreas do Pacífico. A unidade se destacou tanto como equipe quanto individualmente. Seus pilotos receberam diversos prêmios, como a Estrela de Bronze, medalhas do Ar, medalhas de Comendas da Força Aérea e de Conquistas (Bronze Star; Air medals; Air Force Commendation medals; Air Force Achievement medals).

Ainda segundo a nota da USAF, o esquadrão tem em seu legado surtidas realizadas desde 7 de dezembro de 1941, e vem mantendo uma longa trajetória de excelência pelos 57 anos da competição “Raytheon trophy.”

FONTE / FOTOS: USAF (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)

VEJA TAMBÉM:

wpDiscuz