Boeing seleciona empresa australiana para produzir kit de JDAM-ER

6

Em nota divulgada nesta segunda-feira, 11 de março de 2013, o Ministério da Defesa da Austrália informou a seleção, por parte da norte-americana Boeing, da empresa austaliana Ferra Engineering Pty Ltd para fabricar um novo kit de extensão de alcance que vai melhorar o desempenho das bombas guiadas JDAM (Joint Direct Attack Munition) da Força Aérea Australiana.

A chamada bomba JDAM Extended Range (JDAM-ER) foi uma iniciativa da Austrália para estender o alcance de armas JDAM existentes, utilizadas pelos caças F/A-18A/B Hornet do país, combinando a elas um novo kit de asa recém-desenvolvido. Espera-se que o alcance atual seja triplicado. O ikt é baseado na tecnologia de voo planado ‘Kerkanya’, desenvolvida inicialmente pela Organização de Ciência da Defesa e Teconogia da Austrália (Australia’s Defence Science and Technology Organisation – DSTO).

A divisão de Defesa, Espaço e Segurança da Boeing, que é o fabricante original da JDAM, foi selecionada para desenvolver a JDAM-ER. Por meio de seu escritório de capacitação da indústria australiana, estabelecido no escopo do bem-sucedido programa “Global Supply Chain” (cadeia de suprimento global) da Defesa, a Boeing mostrou sua confiança na indústria da Austrália pela seleção de um fabricante local para produzir os kits de asas, afirma a nota do Ministério da Defesa.

Os primeiros kits de asa para os tetes de voo da JDAM-ER estão planejados para este ano, e a produção inicial deverá ser completada por volta de 2015. Há um potencial para vendas externas.

A Ferra Engineering é baseada em Queensland, sendo um dos maiores fabricantes australianos (de propriedade independente) especializados em engenharia de precisão e peças aeroespaciais. É reconhecida pela indústria e pelo Governo Australiano como líder no setor, e em 2011 recebeu da Boeing o prêmio de “Fornecedor Internacional do Ano”, dentro de uma base de 13.500 fornecedores.

FONTE / FOTOS (caças Hornet com armas JDAM dos modelos atuais de 2000 e 500 libras): Ministério da Defesa da Austrália

Tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês

VEJA TAMBÉM:

 

wpDiscuz